quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pará se prepara para Operação Arco Verde


A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, reuniu prefeitos e representantes dos 16 municípios paraenses que integram a lista dos que mais derrubaram a floresta, segundo o Ministério do Meio Ambiente, para tratar da Operação Arco Verde, do Governo Federal. A Operação, que será lançada no período de 10 a 12 de junho, em Marabá, tem o objetivo de conter o desmatamento florestal e oferecer alternativas para o desemprego a fim de que os gestores municipais consigam fazer a transição das atividades predatórias para a legalidade e sustentabilidade e, assim, deixarem de fazer parte da lista.


Segundo Ana Júlia, seu governo vai apoiar o redirecionamento da economia dos municípios, que viviam da exploração ilegal da madeira, com incentivos a programa de reflorestamento, de restauração de áreas degradadas e recuperação de reserva legal com o plantio de espécies de valor comercial. "Estamos levando a esses municípios uma ação proativa, de curto, médio e longo prazo, pois queremos tirar o Pará da lista dos Estados que mais desmatam na Amazônia", enfatizou. “Não é mais possível conviver com a ilegalidade ambiental, seja pela cobrança legítima de instituições como o Ministério Público, como pelas cobranças da sociedade, que clama pela preservação da floresta, pelos serviços ambientais que o bio ma Amazônia presta à humanidade”.


Entre as ações da operação, está o programa de regularização fundiária que será, pela primeira vez, implementado nos 16 municípios paraenses por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para o prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto, a regularização fundiária é fundamental, pois possibilitará ao proprietário do imóvel responder por qualquer atividade ou dano que ocorra na propriedade. Segundo ele, a pressão econômica sobre os recursos florestais para a produção de carvão, por exemplo, é grande, e que nem sempre o município tem condições de enfrentar esse ilícito, já que a atividade muitas vezes é totalmente irregular.


Além da titulação de posses legais, o Terra Legal vai regularizar e consolidar assentamentos que ainda não foram autorizados. O secretário Para a ação será montado um mutirão, que contará com a presença de ministros, secretários de Estado e uma ampla programação, incluindo palestras, capacitação, feira e exposição, e atividades culturais. Também serão ofertados serviços como emissão de documentos diversos. Cada município vai receber uma patrulha mecanizada, e alguns deles receberão ônibus escolar e unidades demonstrativas da Embrapa.


Os 16 municípios paraenses que farão parte da operação Arco Verde são: Altamira, Brasil Novo, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Ulianópolis, Dom Eliseu, Cumaru do Norte, Marabá, Tailândia, Paragominas, Santana do Araguaia e Itupiranga. ( Folha do Progresso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário