sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lula chama de hipocrisia críticas à farra das passagens


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de hipocrisia as denúncias sobre o uso irregular da cota de passagens aéreas da Câmara pelos deputados federais. Lula disse que "sempre foi assim" e que isso não é "crime".


"Existe uma hipocrisia muito grande nessa história da Câmara. Sempre foi assim. Não vejo onde está o tamanho do crime em levar a mulher ou o sindicalista para Brasília", disse ele. Lula admitiu ainda que usou a cota de passagem aérea da Câmara, quando foi deputado federal, para levar sindicalistas para Brasília. "Não acho crime deputado dar passagem para o dirigente sindical ir a Brasília.


Eu, quando era deputado em Brasília, muitas vezes convoquei dirigentes da CUT e de outras centrais para se reunirem [lá] com passagens no meu gabinete", disse Lula.


Lula afirmou que nunca usou as cotas de passagens para levar parentes para o exterior. Graças a Deus não levei nenhum filho meu para a Europa. Mas acho que o deputado levar mulher para Brasília, qual é o crime?", questionou. Segundo Lula, os problemas do Brasil seriam fáceis de resolver se fossem só esses.


"O problema do Brasil não é esse. Isso pode ser corrigido por decisão da Mesa [Diretora da Câmara]", disse. "Esse não é o mal do Brasil. Se o mal do Brasil fosse esse, o país não teria mal." Para o presidente, a mídia está dando importância demais para o caso da farra das passagens. "


A imprensa está dando dimensão demais para uma coisa que pode ser corrigida pela Mesa. Isso já está na imprensa há mais ou menos um mês." Segundo Lula, é hora do Congresso começara trabalhar para aprovar projetos importantes para o país. "Temos coisas importantes para discutir e aprovar no Congresso Nacional."


Restrições A Câmara dos Deputados restringiu a cota de passagens aéreas aos deputados e assessores autorizados após uma série de denúncias sobre o uso dos bilhetes.


O deputado Fábio Faria (PMN-RN), por exemplo, usou sua cota para pagar viagens a artistas para participarem de um Carnaval fora de época, à ex-sogra e à ex-namorada Adriane Galisteu, apresentadora de TV.


O deputado Eugênio Rabelo (PP-CE), por sua vez, usou sua cota para bancar passagens de um time de futebol. Agora, os créditos de bilhetes aéreos não utilizados retornarão para a Câmara e não poderão mais ser usados pelos deputados. Viagens ao exterior, para missão parlamentar, precisarão de autorização especial. (Folha online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário