quinta-feira, 21 de maio de 2009

Operação Crash prende policiais civis em Altamira.

A Polícia Federal, com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e da Corregedoria da Polícia Civil do Estado do Pará, deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) na cidade de Altamira/PA, a operação Crash, com o objetivo de desarticular quadrilha composta por policiais civis, traficantes e receptadores de veículos furtados. Ao todo foram cumpridos 08 mandados de prisão Preventiva e 10 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Altamira, contra 01 delegado da Polícia Civil do estado e 05 investigadores lotados na Delegacia de Polícia Civil de Altamira, além de 02 cidadãos residentes na referida cidade, que faziam parte do esquema criminoso.

A investigação, que começou há 04 meses, apurou a participação de policiais civis em diversos crimes. Com a ajuda de viciados e da concorrência no mercado de entorpecentes, os policiais civis identificavam pontos de distribuição de drogas e extorquiam altas quantias para não prender e autuar os traficantes. Também foram identificados casos em que os policiais forjavam flagrantes para prática de extorsão, em outros apenas uma pequena parte da droga era apreendida, sendo o restante desviado para ser revendido em benefício da quadrilha.

Outro esquema descoberto envolvia veículos furtados que eram recuperados pelos policiais. Com a ajuda de um receptador, os veículos, ao invés de serem devolvidos para os legítimos donos, eram vendidos no mercado por preço baixo. Em seguida, o lucro auferido era repartido entre os envolvidos. Vítimas do furto de veículos, basicamente de motocicletas, também se viam obrigadas a pagar para que os policiais realizassem diligências em busca do produto do furto e a compensá-los em caso de sucesso. Caso contrário, o veículo, provavelmente, não era encontrado; ou seria como os demais, vendido no comércio.

Foram apreendidos 08 revólveres calibre 38; um revólver calibre 32 e oito espingardas, arrecadadas na residência do delegado preso. Todos os presos terão suas condutas individualizadas no encerramento da investigação, mas a princípio devem ser indicados por formação de quadrilha, associação para o tráfico, peculato, concussão, abuso de autoridade, prevaricação, corrupção passiva e tráfico de drogas.

Os presos integrantes da Polícia Civil serão transferidos para Belém e ficarão sob custódia da Delegacia Geral de Polícia Civil à disposição do Juízo Criminal da Comarca de Altamira. O nome da operação diz respeito a uma palavra de origem inglesa (crash) que significa romper, colidir e quebrar. (Ascom/PF)(Diario do Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário