quarta-feira, 20 de maio de 2009

Conselho Tutelar terá viatura e telefone 0800 para receber ligações

Segundo informações da Secretária de Assistência Social, sra. Rosiane de Souza Leite, a estrutura de trabalho do Conselho Tutelar de Novo Progresso e da própria Ação Social, vai ser melhorada dentro de alguns dias, com a instalação de um telefone 0800 para recebimento de denúncias da população e recebimento em doação junto a ADEPARÁ de um veiculo para ser utilizado na locomoção dos conselheiros e dos assistentes sociais.

A atual prefeita Madalena Hoffman encontrou o Conselho Tutelar em estado caótico, com o telefone desativado pela empresa de telefonia a vários anos, por falta de pagamento ainda pela administração anterior. A entidade nunca teve um veículo a disposição para locomover-se para averiguar denúncias e até a “casa de passagem” criada para abrigar crianças e menores recolhidos em situação de risco ou abandonados pelos próprios pais, estava não estava funcionando, obrigando os conselheiros a levarem crianças até para suas residências para receberem a devida assistência e não ficarem na rua.

Desde os primeiros dias de janeiro quando assumiu seu cargo a frente da prefeitura, Madalena Hoffman e sua secretária Rosiane de Souza, tem empenhado-se bastante para suprir provisoriamente as necessidades do Conselho, oferecendo veículos de terceiros, locados e pagos todas as despesas de combustível pela prefeitura para que os conselheiros possam fazer as principais diligencias. Agora o recebimento do veículo vai facilitar o trabalho, não só do Conselho mas também da Ação Social, que ficará responsável pela manutenção do veículo.

O telefone 0800, outro desejo antigo dos conselheiros para receber as denúncias também será utilizada em conjunto com a Ação Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, órgão que também está sendo efetivamente implantado no município para apoiar e fiscalizar as ações do Conselho Tutelar. Foi eleita a presidente deste conselho, Célia Elígia Braga.A “Casa de Passagem”, uma espécie de abrigo, ou albergue, para as crianças abandonadas foi reativada. No dia 18/05, quando visitamos o local, abrigava 06 crianças pequenas, abandonadas, com problemas familiares, fugidas de casa e diversos outros problemas. Estavam recebendo cuidados e alimentação dos assistentes sociais e conselheiros.

O grande problema da “Casa de Passagem” é o alto custo financeiro, sendo que infelizmente o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente não possui recursos financeiros suficientes para atender todas as necessidades. Diante dessa situação, além do apoio do poder público a casa de passagem tem contado com apoio de várias pessoas da sociedade local, mas muito mais precisa ser feito no local, por isso o órgão está com uma campanha para mobiliar a casa, para que as crianças e adolescentes se sintam mais acolhidas e tenham algum com forto enquanto estiverem ali. Quem quiser conhecer o local e cooperar, basta procurar a Assistência Social, na Rua Tiradentes, Bairro Santa Luzia, em Novo Progresso.




Por: Édio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário