sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Onze toneladas de merenda escolar foram parar no lixo em Manaus

Quase 800 quilos de carne estavam com o prazo de validade vencido, 91 mil ovos apodreceram

Segundo a Secretaria de Educação de Manaus, 11 toneladas de alimentos foram compradas perto do recesso escolar e acabaram estragando no depósito da secretaria.

Alguns alimentos estão dentro do prazo de validade, mas não foram bem armazenados.

“A maioria dos produtos que estão na validade não quer dizer que estão próprios para o consumo porque requer ver acondicionamento, se precisar de temperatura, como é que está esta temperatura", diz Nadia Gordiana, fiscal Vigilância Sanitária.

Infiltrações nas câmaras frigoríficas podem ter influenciado no desperdício da comida.

A Vigilância Sanitária atestou que os alimentos estão impróprios para o consumo e o que deveria ir para as cozinhas das escolas acabou no aterro sanitário.

Ovos, sucos, legumes. Segundo a secretaria o que foi jogado no lixo daria para complementar a merenda das 424 escolas de Manaus por mais de uma semana.

A secretária de Educação culpa o governo anterior pelo problema. “Um excesso de alimentos para um período curto, que é o final do ano letivo, então faltou um pouco de planejamento da equipe de entrega de merenda pra que não viesse a acontecer o problema que nós estamos vendo”, declara Terezinha Ruiz, atual secretária Municipal de Educação.

A ex-secretária se defende, diz que faltou planejamento da atual administração

“Se ela tivesse sido distribuída em dezembro, janeiro, quando as aulas rural começaram, nós temos nove mil alunos, então eu atribuo uma falta de planejamento da atual administração, no abastecimento de alimentos escolares nas escolas municipais”, afirma Kátia Valina, ex-secretária Municipal de educação.

O Ministério Público do Amazonas abriu um inquérito para apurar responsabilidades

fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário