sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ato de vandalismo deixa parte dos municípios de Novo Progresso e Itaituba sem energia. Além da cidade de Novo Progresso.







Os municípios de Novo Progresso e parte do interior de Itaituba, sudoeste do Estado estão sem energia elétrica desde 00h00min desta sexta-feira, (6) a direção da Rede/CELPA em Novo Progresso, informou que a interrupção foi provocada por um ato de vandalismo na linha de transmissão da hidroelétrica do Curuá, à 100 km da divisa do Pará com o Mato Grosso.


Segundo informações, um movimento popular liderado pelo madeireiro, conhecido por Picoloto, ex-candidato a vereador pelo PT de Novo Progresso, derrotado na última eleição municipal, teria incentivado os moradores da comunidade Vila Isol, no km 1000 da rodovia BR-163, a derrubarrem uma das torres próximo à comunidade, causando um blecaute entre NOVO PROGRESSO ALVORADA DA AMAZONIA RIOZINHO DAS ARAIA, SANTA JULIA,MORAIS DE ALMEIDA ,JARDIM DO OURO,E TAMBÉM A COMUNIDADE DA MINA DE OURO.


A comunidade Vila Isol vem sofrendo com a falta de energia elétrica desde a sua criação e os moradores vem improvisando com pequenos moto-gerador. Na semana passada chegaram mil postes, que segundo parecer do comitê gestor do programa Luz para Todos, seria para implantação da rede de energia elétrica em três assentamentos. A notícia revoltou os moradores da Vila Isol,e segundo alguns comunitários, um grupo , decidiu destruir a torre; "o que ocorreu na madrugada de sexta-feira".

O blecaute paralisou a cidade de Novo Progresso, afetando o fornecimento de água para a população, haja vista a bomba d'água ser movida a energia elétrica; "hospital, bancos e o comercio foram atingidos com a interrupção brusca de energia".

A população de Novo Progresso está revoltada com a situação. Segundo Antonio Cardoso, presidente da Associação Comercial de Novo Progresso, as pessoas poderiam procurar outras maneiras de pleitear melhorias e não partir para o vandalismo. "Diariamente sofremos com os cortes sem aviso promovidos pela Rede/CELPA; o comércio local está sofrendo com a crise mundial e uma hora para outra, somos prejudicados com a irresponsabilidade de alguns?" Antonio afirmou que a Associação Comercial enviou ofício para a Rede/CELPA e para a ANEEL, denunciando os cortes sem aviso e sem previsão.

Antonio adiantou que a cidade de Novo Progresso não está preparada para blecaute dessa natureza, "o comércio, bancos e o hospital não tem estrutura para gerar energia elétrica mais do que seis horas, os moto-geradores normalmente são pequenos e não agüentam funcionando muito tempo".

A Rede/CELPA informou que vai colocar o moto-gerador para funcionar e fornecer energia elétrica parcialmente na cidade até que recupere a torre de transmissão da hidroelétrica do rio Curuá. Porém, a direção da Rede/CELPA teme que o motor que fornecia energia elétrica para cidade não agüente, pois o mesmo além de velho, sem manutenção e funcionava quando a cidade era menor.

postada por lucio freire

Mais a equipe da celpa teme o medo do motor que está funcionando nao aguentar por muiito tempo pois a cidade de novo progresso está bém maior do que era mais o motor até agora nao mostrou nenhuma irregularidade no fincionamento dele é o que nois esperamos para a cidade energia a todos sem blecaute.

Agora nois perguntamos o que vai acontecer com essas pessoas nada, eles deviam pagar pelos seu atos de vandalismo pois detruir uma propriedade particular é crime e eles devem ressarcir a REDE/CELPA pois os danos foram grande valia. e fora os comerciantes de sorveteria, açogue, agua de coco e muitos comercios que tia suas mercadorias que cogenladas e foram perdidas por causa de uma vila ssem energia, concordo que devem tomar medidas para que chegue energia até a vila isol mais nao detruindo o que nao é deles e sim com oficios e baixasinados contra REDE/CELPA.

potado por: roteiro digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário