sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SEDUC de Santarém tenta livrar ex-prefeito

Atestado de boa conduta

Embora sem explicação e as confissões de envolvimento o ex-prefeito Tony Fábio Rodrigues no transporte de equipamentos da Secretaria de Educação do Estado, a Unidade da SEDUC em Santarém enviou documento para a polícia civil, uma espécie de atestado de boa conduta, na iminência de livrar ex-prefeito de ser indiciado. Não se sabe qual o motivo desse documento na tentativa de inocentar o ex-prefeito apesar dos indícios evidenciados no depoimento do motorista do caminhão que transportava os equipamentos; que ignora a sinceridade das pessoas que buscaram as autoridades e a administração municipal querendo devolver determinados objetos, confessando que receberam como moeda de pagamentos ou troca de votos. Será que temos que imaginar que o governo do Estado teria participação nesse delito; onde as pessoas tiram o lacre dos equipamentos usando de meios escusos para retirar os objetos do município.

O caminhão foi apreendido na BR-163, sentido Itaituba, a 30 km da sede do município, carregado de equipamentos da Secretaria de Educação do Estado. O caminhão foi apreendido e o motorista foi preso. Na delegacia o motorista confessou que estava levando os equipamentos para Santarém, alegando que seria entregue para o ex-prefeito Tony Fábio.

No documento a chefe da Unidade em Santarém, solicita os equipamentos de volta para regional da SEDUC em Santarém. De onde vieram esses equipamentos, quando vieram para Novo Progresso, qual objetivo deles na cidade e porque o município tem que devolver? São perguntas inevitáveis. Se o objetivo era devolver para a unidade da SEDUC em Santarém, porque não fizeram isso antes; porque transportar de forma duvidosa; por que alguém denunciaria se devolver os equipamentos era uma coisa legal?

O delegado Antonio Carlos não descarta o indiciamento dos envolvidos, haja vista que as investigações ainda estão em andamento e as dúvidas precisam ser esclarecidas. Dr. Antonio Carlos admitiu que os depoimentos de testemunhas evidenciam participação direta do ex-prefeito numa suposta irregularidade, no entanto, não esclareceu se pretende chamar o ex-prefeito Tony Fábio para depor e esclarecer os motivos de terem sido tirados todos os lacres de identificação dos equipamentos como sendo patrimônio público pertencente a Secretaria Estadual de Educação, que tinham sido enviados para Novo Progresso em atendimento a um convênio celebrado daquela repartição com uma entidade do município.

O motivo dos equipamentos terem sido enviados de volta para Santarém na noite do dia 30 de dezembro, uma vez que tal providência, caso fosse realmente necessária, poderia perfeitamente ser tomada pela nova administração. Aliás, como admitiu o próprio delegado, esse foi o motivo pelo qual a polícia chamou rapidamente a nova administração e entregou os equipamentos, para que a prefeitura pudesse tomar as medidas cabíveis. Os equipamentos apreendidos continuam numa sala da prefeitura municipal enquanto aguardam a conclusão das investigações.

Lúcio Freire