segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

120 quilos de pasta de cocaína são apreendidos

>> A cocaína foi encontrada dentro de quatros sacolas e dois sacos plásticos


No final da manhã de ontem, no porto Conceição, no bairro do Jurunas, foi apreendido cerca de 120 quilos de pasta base de cocaína, que se encontrava dentro do porão de uma embarcação.

A apreensão foi realizada por uma guarnição da Polícia Fluvial, juntamente com integrantes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Companhia Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), sob o comando do major Matias.

“Começamos a intensificar o trabalho na áreas aquaviária de Belém. É uma quantidade significativa de entorpecente”, disse o comandante. A ação policial foi resultado de investigações anteriores e é mais um trabalho da operação “Armagedon”.

A droga estava condicionada em quatro sacolas e dois sacos plásticos. No barco, foram presos José de Carvalho, Manoel Ribeiro, Márcio Rodrigues, Nicklauda Gomes e Luís Pantoja, que negaram envolvimento com o crime, e apontaram Timóteo Morais e Manoel Correa como os prováveis responsáveis pelo carregamento, mas acabaram fugindo antes da abordagem dos policiais militares.“Não tenho conhecimento disso, se embarcou eu não vi.

Trabalho há 30 anos e nunca tive envolvimento com drogas. Sou inocente”, declarou o comandante da embarcação, José de Carvalho, de 65 anos.

A guarnição da Polícia Militar (PM) aguardava peritos da Polícia Federal (PF) para fazer as primeiras análises do material. Junto com as embalagens de pasta base, foram encontrados ainda produtos químicos para o possível refino da droga.

Os acusados foram encaminhados para a sede da Polícia Federal a fim de prestarem esclarecimentos sobre a ocorrência. Um cachorro do canil da Polícia Militar foi utilizado para fazer uma nova “varredura” na embarcação vinda do Amazonas. Militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) também estiveram no local dando apoio à ação da PM. A droga foi encaminhada para a PF para pesagem e análise técnica. (Diário do Pará)