terça-feira, 16 de junho de 2009

Greve do INSS impede muitos de serem atendidos


A greve dos servidores do INSS em todo o Brasil, que iniciou hoje (16), já deixou muitas pessoas sem atendimento no primeiro dia. Muitas pessoas que tinham atendimento agendado para hoje ou precisavam fazer uma perícia, entre outros serviços, tiveram de volta para casa sem o atendimento devido, em virtude da paralisação dos funcionários.


De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Previdência, Antônio Maués, o motivo da greve foi o descumprimento de um acordo com o governo federal assinado em 2005, no qual o governo prometia discutir a regulamentação da carreira dos trabalhadores, as condições de trabalho, a carga horária, entre outras medidas.


No entanto, o governo não cumpriu o que prometeu e no dia 25 de maio baixou a Resolução nº 65, aumentando a carga horária dos trabalhadores do INSS de seis para oito horas e reduzindo em 33% o salário dos servidores que optarem por fazer seis horas.


“Há 25 anos que nós cumprimos a jornada de 30 horas semanais e agora o governo que fazer essa mudança”. Maués afirma que o aumento da carga horária é uma medida adotada pelo Governo Federal para não contratar mais funcionários, uma vez que cerca de 10 mil servidores devem se aposentar em 2009. “Ao invés de realizar concursos públicos, o governo quer aumentar nossa carga horária”.


Ele afirma que, dessa maneira, algumas agências do interior precisariam fechar na hora do almoço por falta de funcionários. Ainda segundo Maués, dos 800 funcionários do INSS no Estado, 70% aderiram à greve.No posto do INSS da avenida Nazaré, algumas pessoas com os casos mais importantes puderam ser atendidas. No posto de São Brás, algumas pessoas também foram atendidas, mas maioria teve de voltar para casa sem resolver seus problemas..


A greve foi decidida em Plenária Nacional realizada em Brasília no último dia 7 e foi conjunta também com os trabalhadores do Ministério da Saúde, que entrarão em estado de greve. Para amanhã (17), os servidores já programaram mais um ato sobre a greve. (Diário Online, com informações do Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário