quarta-feira, 3 de junho de 2009

DISCRIMINAÇÃO E HUMILHAÇÃO MASCARADAS.

__ Papai, o senhor precisava ter visto o MATERIAL ESCOLAR que o HenRIQUINHO ganhou do pai dele, caderno de oito matérias, com capa dura e separadores de matérias todo colorido papai, lindo, cheio de adesivos pra colar como lembretes nas matérias, ganhou uma caixa de lápis de cor com trinta e seis, ganhou canetinhas coloridas, massa de modelar, um monte de canetas, até caneta verde ele ganhou, o lápis de escrever papai, ele me falou que é emborrachado, não escorrega na mão e não quebra a ponta, a borracha dele pai, tem cheirinho de frutas.

A professora hoje elogiou ele, falou que o HenRIQUINHO cuida bem dos materiais, mas o mochila dele pai, é novinha também né... cheia de zíperes, tem bolsos pra todo lado, cheia de divisórias pra não misturar o caderno com os livros, a minha papai, olha só, é essa que meu irmão usou ano passado e agora eu herdei, eu não tenho estojo, não tenho lápis emborrachado, não tenho massa de modelar, nem canetinhas, meu caderno é de brochura como a professora pediu, mas tem folhas amareladas, não tem capa dura e nem é de oito matérias, os meus lápis de cores ganhei usados também do meu irmão, do ano passado, minha borracha eu achei na rua, só tenho essa. Papai, eu tenho vergonha de ir à escola, mas mesmo assim eu vou continuar, porque sei que se eu parar de freqüentar a escola o senhor pode até ser preso por não cumprir as leis, né papai?Já com lagrimas nos olhos o pai de Joãozinho fala:

__ Meu filho, o pai do HenRIQUINHO é rico, ganha muito dinheiro, “eles podem”.

__ Papai, nem falei ainda do uniforme dele, novinho, ele vai todo dia com o short e a camiseta limpinhos e sequinhos, eu papai, só tenho essa camisetinha aqui que ganhei ano passado da tia Julia, ontem não fui à aula porque choveu e a mãe tinha lavado, e como não saiu sol pra secar, não tive coragem de ir pra aula, pois tenho VERGONHA, vai que a diretora não me deixa entrar sem uniforme né! Eu ouvi ela falando na reunião que é obrigatório, fiquei com vergonha de passar por mais esse humilhação. Papai, até o parabéns da professora no caderno do HenRIQUINHO fica mais bonito que não meu, acho que ela tem pena de mim, escreve pequeno pra não gastar meu caderninho né. Ganhei um livro hoje, já foi usado ano passado por outro aluno, mas agora é meu, o livro novo ficou com o HenRIQUINHO, acho que é pra combinar com a mochila dele que é novinha. Papai, porquê nós não vamos morar em outra cidade? Vamos pra Santarém, o pai do Douglas me falou que lá os alunos ganharam de graça UNIFORME e MATERIAL ESCOLAR todos iguais, PADRONIZADOS, daí lá papai eu não passo mais vergonha, e outra coisa papai, esse dinheirinho que o senhor sempre gasta pra comprar meu caderninho vai sobrar, daí o senhor pode me comprar o sorvete que faz tempo que me prometeu. ...(Elos da transparencia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário