domingo, 7 de dezembro de 2008

Política - Ministério Público denuncia prefeitos de Palmas e de Novo Progresso

Brasil - A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1) ofereceu denúncia contra o prefeito reeleito de Palmas (TO) Raul Filho, e outra contra o prefeito de Novo Progresso (PA), Tony Fábio Rodrigues. Os dois casos, apesar de serem denúncias diferentes, mostram desrespeito à legislação ambiental por parte dos prefeitos.

Raul Filho foi denunciado por ter construído uma praia artificial e um muro sem licença e em área de preservação ambiental permanente. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou a construção assim que detectou a irregularidade. Segundo o instituto, a obra acabou com a vegetação nativa e impermeabilizou o solo, o que contribuiu para a erosão da área e assoreamento do lago, além de ter influenciado, negativamente, na fauna e na regeneração da flora nativa, levando à perda de biodiversidade.

Já o prefeito de Novo Progresso é denunciado por permitir a extração de argila e cascalho no Jardim Serro Azul, também ser ter licenças e autorizações necessárias. Segundo o Ibama, "essa extração desordenada causou diversos danos ambientais, dentre eles a degradação de uma faixa de 65 metros de área de preservação permanente da margem do Riacho do Serro Azul, recoberta anteriormente por vegetação arbustiva, gramíneas e por vegetação arbórea de pequeno porte".

As denúncias aguardam decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).


fonte:Amazônia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário