sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DNIT homologa pavimentação de mais 181 km da BR-163

O processo de construção da BR-163, de Guarantã do Norte até Santarém (PA), ganhou, nesta semana, mais um ‘empurrão’, com a homologação da licitação para asfaltar 181 quilômetros no Sul do Pará, a partir de Castelo dos Sonhos até o Rio Araras (40 km após Novo Progresso). O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) investirá R$ 195 milhões no trecho. A previsão é que os contratos sejam assinados até o fim deste ano e as que obras comecem no início de 2009.

De acordo com os projetos, aprovados pela diretoria colegiada do DNIT, a pavimentação será dividida em quatro lotes. O primeiro será de 67 km, partindo do km 173 (Castelo dos Sonhos) até o km 240,5. Deste, mais 68 km até Vila Nova Alvorada, compreendendo o segundo pedaço. De lá, mais 5 km rumo a Novo Progresso (3° lote). De Novo Progresso, mais 40 km serão pavimentados até o Rio Araras, no km 355. Não é informado, porém, prazos para conclusão das obras

Atualmente, cerca de 50 km estão sendo feitos de Guarantã do Norte até a divisa com o Pará, com previsão de término até 2010. Quando os pedaços citados estiverem concluídos, restará asfaltar cerca de 155 km para ‘emendar’ os trechos. Outra parte da 163 que está em em licitação para construção é a partir de Trairão até Rurópolis (cerca de 215 km de Santarém). Após concluído os cerca de 1 mil km entre Guarantã até Santarém, será opção de escoamento da produção do Nortão pelos portos de Itaituba e Santarém, alcançando o Oceano Atlântico por meio das águas dos rios Tapajós e Amazônas.

Fonte:http://www.sonoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário