quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ministra diz em Sinop que desmatamento em MT até julho deve ser zero

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, acaba de afirmar, em Sinop, que, a partir de agora, até julho, quer que o desmatamento em Mato Grosso, seja zero. Cerca de 200 fiscais, com apoio do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal vão ficar nas regiões Norte e Médio Norte fiscalizando áreas e evitando que o desmate ilegal avance. Nos últimos 2 meses, por exemplo, foram 480 km quadrados de derrubadas ilegais. A ministra deixou claro que os agricultores e madeireiros que têm planos ambientais e licenças aprovadas pelo governo para explorar áreas poderão fazê-los, na forma da lei, e não "precisam temer". A ministra disse que a nova operação foi desencadeada porque o balanço dos últimos dois meses mostrou "resultado atípico"(aumento) e reconheceu que Mato Grosso conseguiu, em alguns períodos, reduzir a quantidade de desmatamentos ilegais.

Ela anunciou também que todas apreensões de tratores, caminhões, por exemplo, flagrados fazendo extração ilegal de madeira, devem ser encaminhadas para Brasília onde ficarão apreendidos. Toras que forem extraídas de áreas, sem planos de manejo, também devem ter mesmo destino. O objetivo é dificultar a liberação dos produtos apreendidos, além de aplicar as sanções previstas em lei - multas, embargos de áreas e apreensões de gado ou produtos agrícolas.

Os ministros e o governador vão fazer, daqui a pouco, sobrevoo em um município na região de Sinop onde houve derrubadas de área com correntão - forma mais agressiva de derrubar árvores e devastar a fauna e flora.

Conforme Só Notícias antecipou, a base da operação do Ibama e da Sema é Sinop de onde partirão as equipes para as cidades da região onde foram constatados aumento na degradação. Nova Ubiratã, Claudia, Santa Carmem, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos estão na lista. A equipe também monitorando a região, com apoio de imagens de satélite, para identificar e agir rapidamente em áreas onde possam estar ocorrendo derrubadas ilegais.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o ministério também estará trabalhando em cooperação para atingir os objetivos de combater as derrubadas clandestinas. Foi autorizado apoio da Força Nacional de Segurança e Exército.

O governador Silval Barbosa disse que o governo estadual dará apio para combater os que insistem em praticar atos ilegais contra o meio ambiente. Ele também pediu cautela nas ações das forças de segurança. Em operações anteriores, quando o setor madeireiro do Estado foi fiscalizado, entidades do setor denunciaram "abusos de forças policiais e de fiscalização".

O presidente da FAMATO - Federação da Agricultura de Mato Grosso-, Rui Prado, também está em Sinop acompanhando o início das ações. Ele esteve, esta semana, em Sorriso, reforçando para lideranças rurais que evitem qualquer tipo de derrubada ilegal.

Os ministros estão, neste momento, conhecendo as obras do Centro de Pesquisas da Embrapa.

Em instantes, mais detalhes.Fonte: Só Notícias/Editoria/Alex Fama/Marcos Azevedo

Ministro José Cardozo, Silval e ministra Izabella em Sinop (fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário