sábado, 11 de julho de 2009

PF deflagra operação contra tráfico e dois advogados são presos

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Uruaçu/GO, Jatai/GO, Rio Branco/AC, Vila Velha/ES e Viana/ES

A Polícia Federal desencadeou a Operação Volver no combate ao tráfico internacional de drogas na região da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Dois advogados foram presos, uma delas no Hotel Taiamã em Cuiabá. Foram expedidos 37 mandados de prisão temporária, dois mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão.

A Operação quer coibir o tráfico nos estados de Goiás, Acre e Espírito Santo. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Uruaçu/GO, Jatai/GO, Rio Branco/AC, Vila Velha/ES e Viana/ES. Os mdandos foram expedidos pela Terceira Vara Federal.

São alvos dos mandados de prisão: comerciantes, advogados, um servidor público, um militar das forças armadas e presidiários que cumpriam penas em estabelecimentos penais nos estados de Mato Grosso e Espírito Santo, comandando o tráfico de drogas do interior dos presídios.

A operação nasceu a partir de investigações vinculadas à Operação Teimoso, deflagrada em 2008. Durante o processo de investigação já foram instaurados seis inquéritos, presas onze pessoas; apreendidos 43 quilos de cocaína; uma submetralhadora e R$ 56.870,00.

Nesta operação a PF conseguiu juntar provas contra membros da quadrilha que na época da Operação Teimoso não puderam ser comprovados. Os membros da quadrilha continuaram com os crimes, o que justifica o nome da operação.

O nome “Volver” é o equivalente em espanhol a palavra “voltar” pois simboliza a reincidência dos investigados no cometimento de crimes e na manipulação de sua liberdade para voltar ao tráfico.

Dos principais alvos investigados na operação, 60% tem passagem pelo mesmo crime de que estão sendo acusados agora e 30% estão presos, mas mesmo assim continuam comandando o tráfico de drogas, deixando claro o círculo vicioso em que estão inseridos os membros destas quadrilhas, sem perspectiva de deixar a criminalidade.(tvcidadesinop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário