segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Polícia confirma seqüestro de um dos homens mais poderosos de MS


Um primeiro pedido de resgate já teria sido feito, segundo sites de notícias da região

A Polícia Civil de Naviraí confirmou o sequestro do empresário Sakae Kamitani, de 79 anos, desaparecido desde as 10h30 desta quinta-feira. Um primeiro pedido de resgate já teria sido feito, segundo sites de notícias da região.Na delegacia da cidade, os policiais passaram a tarde em diligências, mas ninguém repassa informações oficiais sobre o assunto. A família também preserva o silêncio sobre o desaparecimento e acompanha as investigações de casa. O empresário tem um filho e quatro filhas.

Conhecido como um dos homens mais poderosos da região de Naviraí, ele saiu da sede da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense), onde é diretor-presidente, dizendo que almoçaria na sua residência, e não foi mais visto. Por volta das 13h, a Polícia foi acionada e com apoio de funcionários de Sakae, começou as buscas pelo município, inclusive na zona rural, mas também não foram encontradas pistas sobre o paradeiro do empresário.Sakae Kamitani dirigia um veículo Fiat Idea vermelho quando deixou a sede da Cooperativa.

Por várias vezes a família tentou manter contato por telefone celular com ele, mas ninguém atendeu. Também foram montadas barreiras em várias estradas vicinais que ligam aos assentamentos e fazendas da região, ainda sem sucesso.Naviraí está a 370 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira com o Paraguai.

Equipes do Garras foram enviadas no início da tarde ao município, onde devem chegar ainda nesta noite.Sakae Kamitani, nascido em Osaka, chegou ao Brasil em 1934, aos 4 anos, com os pais que trabalhavam como colono na produção de café, no Estado de São Paulo. Em 1961 foi para Naviraí e logo depois começou a investir no cultivo de algodão e abriu uma fábrica de fios. Em 1978, foi um dos fundadores da Copasul, hoje com 830 associados, 277 funcionários e uma área plantada que totaliza mais de 100 mil hectares.

O algodão sempre foi o principal produto da Cooperativa, mas com a alta do preço dos grãos a área plantada de soja e milho, que corresponde a 65%, já supera a da pluma, responsável por 30%.Em 2007, recebeu o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, entregue pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em reconhecimento ao sucesso do empresário.No ano passado, Sakae integrou comitiva do governo de Mato Grosso do Sul a Portugal, Espanha e Japão. (Ângela Kempfer de Campo Grande-tvcidadede)

Nenhum comentário:

Postar um comentário