sábado, 22 de agosto de 2009

Agentes da força nacional tentaram coagir trabalho da imprensa local.


O repórter e locutor CJ MORAES do site, DIGITAL NOTICIAS, mais o repórter fotografo, Jorge Tadeu e o diretor e repórter Wellitom Lopes Alemcar do site roteiro digital, foram obrigados a serem revistados e tiveram seu equipamento confiscado, por instantes, por policiais da força nacional no centro de Novo Progresso.


Na tarde desta quinta feira (20/08/2009, agentes do IBAMA na companhia de policiais da força nacional, em uma operação param em frente a um supermercado, a o onde os agentes do IBAMA entraram no estabelecimento e os agentes da força nacional que estavam fortemente armados, cercaram o local e se posicionaram em pontos estratégicos, outros quatro agentes se posicionaram enfrente a viatura com suas armas, no acostamento da Avenida Orival Prazeres, dois na frente e os outros atrás da camionete.


Até ai tudo bem, pois com essa movimentação de agentes do Ibama e da força nacional, muitos populares começaram a se aglomerar na frente do supermercado, com a curiosidade de saber por que agentes do IBAMA e da força nacional estava com tal operação dentro e fora do supermercado, no centro do município de Novo Progresso PA.


Assim que fato começou, a imprensa local foi acionada por populares, que informara da operação do IBAMA junto com a força nacional no supermercado castanha, logo em seguida; O repórter fotografo, Jorge Tadeu, o repórter e locutor do site Roteiro digital Wellitom Lopes Alemcar e o locutor e repórter do site digital noticias CJ Moraes, chegamos ao local e começamos a fazer, nosso trabalho de imprensa,com imagens e fotografia.


No momento em que a imprensa chegou ao local havia vários populares e clientes do supermercado, assim que TIRAMOS A PRIMEIRA FOTO , os agentes da força nacional , no comando do TENENTE Fabio,rapidamente eles saíram de onde eles estavam posicionados e se dirigiram até nós apontado as armas e mandando colocar a mão na cabeça e nos revistaram , como se nos fossemos suspeitos.

Logo em seguida o tenente da força nacional Fabio, exigiu que entregássemos a maquina fotográfica para ele.

Mesmo nos se intensificando que éramos da imprensa local, ele alegou que nos não poderíamos tirar imagens deles e só devolveu a maquina após irmos a nossa residência buscar a nossa identificação, com isso anotaram as placas da nossa moto e revistaram as mesmas.


Depois de todo esse fato, vem a nossa indignação pela atuação desses policiais, da força nacional, e também do IBAMA.

Se era para revistar, por que não revistou todo mundo?Só nós da imprensa! Por que se no mesmo local havia varias pessoas. Ou era uma maneira de tentar vendar os nossos olhos para o que estava acontecendo? E o que realmente agentes do IBAMA e força nacional estavam fazendo?


Mas ficou caracterizado que ao tirarmos a foto, eles ficaram incomodados, com alguma coisa, para vim para cima, em voz alta, apontado às armas para nos, mandando ficar de costas e com a mão na cabeça, simplesmente por que somos da imprensa, pois nenhuma outra pessoa foi revistada.


Depois de todo esse fato que aconteceu, ai vem as duvidas como denuncias, de abuso de autoridade, em operação dentro do município. Será que é verdade ou não.Intero que nós da imprensa local respeitamos o trabalho do IBAMA e também da força nacional, gostaríamos que o nosso também fosse respeitado por eles.


(MAS SO PARA INFORMAR NÃO FICAMOS SABENDO POR QUE, O IBAMA E FORÇA NACIONAL, ESTAVAM COM TODO ESSE APARATO DE POLICIAIS ARMADOS NO CENTRO DA CIDADE QUE CAUSOU MUITA CURIOSIDADE NA POPULAÇAO).


O tenente ainda nos falou que nos não poderíamos atuar como jornalista.


A nossa resposta e essa; o fotografo Jorge Tadeu é reconhecido, pelo seu trabalho em toda região, com imagens que são expostas em jornais de todo o estado e nacionalmente alem de serem publicadas no município e trabalha como assessor de imprensa da prefeitura.

Hoje podemos afirmar que da nossa região em matéria fotográficas O fotografo JORGE TADEU é muito bem respeitado.

O diretor e repórter do site ROTEIRO DIGITAL, Wellitom Lopes Alemcar,se destaca com suas matéria jornalísticas ,alem de trabalhar em um site de um índice enorme de audiência. Que traz credibilidade em informação.

O diretor, repórter do site digital noticias e locutor, CJ MORAES. QUE AVARIOS ANOS vem trabalhando na área de comunicação e informação, como locutor e repórter, já trabalhou e trabalha em grandes meios de comunicação, como; a radio cidade Matupa MT, radio Enauan de Guarantã do norte MT e hoje em dia atua como locutor da radio CULTURA FM a radio comunitária de Novo progresso PA.alem de escrever para o site e alguns jornais da região.


Isso já caracteriza a nossa profissão de levar a informação, com credibilidade, responsabilidade e coerência na informação, sempre clara e real, alem dos veículos de comunicação que nos ampara.


Aqui para finalizar vamos deixar alguns parágrafos da lei de liberdade imprensa e expressão.


Constituição brasileira de 1988:


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade


 VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

 IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

o Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Liberdade de Informação no Brasil

Liberdade de informação é o direito de informar, o direito de se informar e o direito de ser informado. Segundo art. 5o., XIV, é resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Consideram os doutrinadores jurídicos, majoritariamente, que a liberdade de imprensa subdivide-se na transmissão da informação e na crítica. Havendo qualquer juízo de valor, considerar-se-á que a informação expressa pelo meio traz em si mesma crítica ou comentário.( Welliton lopes/Roteiro Digital)


Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário