quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sema suspende 11 processos para construir centrais hidrelétricas em MT

O secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, anunciou agora há pouco, que suspenderá o andamento de 11 processos para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Estado, incluindo uma em operação em Jaciara (região Sul) e admitiu que a suspensão poderá abranger mais de 40 empreendimentos em funcionamento em Mato Grosso, que geram energia elétrica. A Gazeta informa que Maia anunciou a decisão durante busca e apreensão de documentos feita, esta manhã, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa. "Se há suspeita de irregularidades por parte da Assembleia, como servidor público tenho que suspender todo o processo até mesmo se envolver PCH em operação. Isso vai ser feito aos processos buscados hoje e aos demais que forem solicitados também", afirmou Maia, que não soube detalhas as suspeitas dos deputados.

O relator da CPI, Dilmar Dal Bosco (DEM), que esteve esta manhã, na Sema, acompanhando a equipe da comissão parlamentar que foi requerer cópias dos documentos, disse que não houve apreensões e foi feito acordo. "Para evitar conflitos, apresentei requerimento ao secretário Alexander Maia e o secretário José Lacerda para que os documentos sejam entregues até às 17h na CPI da Assembleia", explicou, ao Só Notícias, o relator Dilmar Dal Bosco. Ele esteve na secretaria acompanhando a equipe técnica. "Os demais processos, vamos analisar, por lotes, e vão requerer concedendo prazos de 24h para a Sema nos enviar", acrescentou. "Não houve resistência, até agora, para a entrega dos documentos. Mas, se não forem enviados, tomaremos outras medidas", concluiu.

O relator disse que a Sema já poderia ter encaminhado documentos. "Não queremos cópias. Pretendemos analisar os originais. As suspeitas recaem sobre supostas irregularidades nas áreas onde foram construídas as usinas", confirmou.

A CPI já ouviu vários depoimentos e o secretário de Meio Ambiente deverá ser convocado para prestar esclarecimentos.Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário