quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sema inspeciona fazendas com áreas degradadas em Colíder

Uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema- inspeciona hoje e amanhã, em Colíder, propriedades rurais previamente cadastradas, a pedidod da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A equipe é ligada a Coordenadoria de Monitoramento e Recuperação de Áreas Degradadas - CMRAD.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Norma Nobre, explicou que há interesse de proprietários rurais e uma necessidade urgente de um planejamento para a proteção e conservação dos recursos naturais, bem como para a recuperação de áreas degradas do em Colíder, principalmente Áreas de Preservação Permanentes - APPs.

"O município, assim como outros da região, que teve sua colonização recente, iniciada na década de 1970, dependente de atividades baseadas na extração madeireira, agricultura, garimpo e mais recentemente da pecuária. Essas atividades produtivas trouxeram um alto crescimento econômico em um curto espaço de tempo, porém provocaram também o desmatamento de grandes áreas de cobertura florestal original, muitas vezes em proporção maior que a permitida por lei", disse ela.

Segundo Nobre, a visita da equipe estimula uma parceria e Cooperação Técnica com a SEMA e Prefeitura Municipal de Colider, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, pois há uma necessidade de elaboração de projetos para a recuperação de áreas degradadas, principalmente APPs, no município, inclusive na sub-bacia do Rio Carapá, de importância expressiva para a população do rural e urbana, pois é nesta sub-bacia que estão situadas as pequenas propriedades, chacareiros hortifrutigranjeiros fornecedores da feira livre e comercio local, que utilizam a água do Rio Carapá e de seus tributários para irrigação.(so noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário