sábado, 30 de maio de 2009

PSDB indica Flexa Ribeiro para CPI da Amazônia


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), leu, nesta quinta-feira (28), a lista dos senadores que integrarão a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazônia. A finalidade da CPI é investigar, no prazo de 180 dias, fatos como o conflito gerado pela demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol; as denúncias de falta de assistência à saúde indígena e de serviços deficientes prestados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa); e o tamanho das áreas indígenas.

Os onze integrantes são, como titulares, os senadores Jayme Campos (DEM-MT), Gilberto Goellner (DEM-MT), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Aloizio Mercadante (PT-SP), João Ribeiro (PR-TO), Renato Casagrande (PSB-ES), Renan Calheiros (PMDB-AL), Francisco Dornelles (PP-RJ), Gilvam Borges (PMDB-AP), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Osmar Dias (PDT-PR).

Como suplentes, integrarão a CPI os senadores Adelmir Santana (DEM-DF), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Flávio Arns (PT-PR), Valter Pereira (PMDB-MS), Wellington Salgado (PMDB-MG) e João Vicente Claudino (PTB-PI).

A CPI foi criada por requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Fonte: Direto do Gabinete Senador Flexa Ribeiro‏ para o Roteiro Digital.

Governadora de olho em Novo Progresso

À aliança do PSDB com o PT em nossa cidade está tendo um reflexo positivo , até o presente são varias as intenções que o governo estadual tem demonstrado embora tenham diferenças politicas eleitorais a governadora vem olhando nossa cidade com bons olhos, as ultimas demonstrações de Atenção foi a Homologação do Decreto de emergência e o envio de cestas Básicas para o Município.
(Adecio Piran)

Novo progresso tem sua padroeira

(Elos da transparencia)
A primeira santa brasileira foi colonizada aqui em Novo Progresso Como diz meu parceiro Luciano Goffi

Prefeita solicita abertura de Credito especial para Meio Ambiente

Parte 1:*** Convocação do Executivo Municipal , Prefeita Madalena Hoffman solicita em regime de Urgência urgentíssima, encaminha a Câmara Municipal da forma regimental Projeto de Lei oriundo da Secretária de Meio Ambiente para construçaõ de viveiro de mudas e solicitando credito Especial, projeto de Lei teve pedido de vista pelo Vereador Mauro Cesar -PT com alegação de estar faltando copia do Convénio e documento mal redigido. Sessão extraordinária suspensa e marcada outra para amanhã ( 29) 11 hrs convocação extra oficial pelo Presidente da Câmara Municipal Vereador Hamilton Alves- PSDB.Postado por Adecio Piran às Quinta-feira, Maio 28, 2009.........................................................................................................................................................................Parte 2:*** O projeto de Lei oriundo do Executivo Municipal que solicita credito especial para investimento em canteiro de viveiro de mudas foi aprovado por unanimidade hoje em sessão especial em regime de Urgência na Câmara Municipal.Fonte: Postado por Adecio Piran às Sexta-feira, Maio 29, 2009.1 comentário:Crédito especial? Em caráter de urgência urgentíssima, pra canteiro de viveiro de mudas? Ta brincando com o a cara do povo.... Até quando isso vai acontecer? Urgência urgentíssima é a falta de médicos, de remédios, de professores... de vergonha na cara. os vereadores engoliram isso? não acredito....Urgência urgentíssima ? "canteiro de viveiro de mudas"

* Parece brincadeira, mas pra certas “coisas” os convênios fluem com uma facilidade tão grande que mais parecem uma gargalhada após uma piada bem contada.
(Elos da transparencia)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vitima de tentativa de Assassinato Continua internado no Hospital Municipal

Informações direto do Hospital Municipal de que o Senhor Jose Antonio do Nascimento vitima de disparos no centro da Cidade ontem(26) continua internado no Hospital Municipal , o pós cirurgia continua em observação medica e ainda não esta fora de risco. Joze recebeu cinco tiros a queima roupa , os tiros perfuraram o braço o tórax o abdómen e a nádega, as informações de que Joze sabe quem é a autor dos disparos .

Tentativa de assassinato em plena luz do dia Menos de uma Semana mais um crime no centro da Cidade desta vez foi a vitima Senhor Joze António do Nascimento de 42 anos natural de Curuaçi-MG que foi abordado por um motoqueiro com uma moto Honda Bis que disparou cinco tiros na vitima atingindo o corpo do Senhor José mais conhecido como Cachimbo o pistoleiro pilotava no momento uma Moto Bis honda Verde. A vitima foi removido para Hospital Municipal com vida.(BLOG DO ADECIO)

Trabalho em Domingos e Feriados


ESTÁ NAS MÃOES DE NOSSOS VEREADORES ... RESPEITO ÀS LEIS JÁ !



As horas extras é o mal necessário para o empregador e para o empregado. Ambos buscando atender a demanda do capitalismo "selvagem" que percorrem a economia mundial. Nesse diapasão o Estado procurou regular o limite dessa extensão, pois a prática irregular prejudicaria sobremaneira a saúde do trabalho e traria desequilíbrio na economia.
O art. 59 da CLT - “A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho” determinou que a prorrogação de jornada de trabalho não possa ser superior a 2 (duas) horas diárias. Isso porque a jornada normal máxima é 8h00 diária e com a especial (prorrogação e compensação) de até 10h00, não sendo permitido que a soma ultrapasse o limite máximo dessa jornada.
O empregado deve trabalhar 44h00 semanais (segunda-feira a sábado), podendo esse período ser divido por 5 (cinco) dias na semana (segunda-feira a sexta-feira), deixando o empregado de trabalhar no sábado, caracterizando a compensação.
Exemplo: O empregado é contratado para trabalhar no período comum - segunda-feira a sexta-feira - porém por necessidades especiais o empregador convoca-o a trabalhar no domingo ou feriado. Em razão do fato o empregado passa a ter direito a um adicional especial de 100% sobre o valor da hora comum, visando compensar e inibir a prática de horas extras nesses dias. A justiça tem assim se manifestado.
Temos noção clara de que a maioria das empresas não pratica esse limite de 2h00 horas extras por dia sem a compensação, o que permite aos auditores fiscais do trabalho aplicarem multa administrativa pela inobservância da norma legal. Ao empregado é devido, consequentemente, as horas extras que ultrapassarem o limite legal, caso contrário o empregador estaria praticando enriquecimento ilícito por conta do labor extra sem pagamento.
É importante ressaltar, que as horas extras devem ser praticadas no limite permitido. Ocorrendo exceção na extrapolação do limite, o empregado não se beneficia, além do recebimento das horas extras, mas a empresa fica fragilizada numa fiscalização, que poderá autuar com multa administrativa.


DOMINGOS E FERIADOS TRABALHADOS - ADICIONAL DE 100% SOBRE AS HORAS TRABALHADAS - REFLEXOS NOS DSR'S E FERIADOS FOLGADOS - ADMISSIBILIDADE - AUSÊNCIA DE BIS IN IDEM.


O trabalho aos domingos e feriados gera pagamento das horas mourejadas com adicional de 100%, ou seja, de horas extras. Com efeito, havendo habitualidade, passam a integrar o valor do salário dia, e, conseqüentemente, devem refletir-se sobre a paga dos descansos e feriados não trabalhados, cuja base de cálculo é justamente o valor de um dia de remuneração.
***Vale lembrar que em Novo Progresso não tem DRT. cabendo aos patrões o bom senso quanto a esta quêstão de trabalhos aos domingos e feriados. Os trabalhadores tem esse direito...(ELOS DA TRANASPARENCIA)

Homem é agredido com golpes de facão


A vitima florentino flores, de 29 anos, foi atacado na tarde desta quarta feira (27/05/2009) , na fazenda onde trabalha (fazenda do Silvano),há 49 km da cidade de Novo progresso PA


Segundo Florentino por volta das 16hora, ele chegava de volta do trabalho quando viu um homem, tentando arrombar a porta da cede da fazenda, ele gritou, e enseguida o elemento o agrediu com golpes de facão, atingindo o seu braço e a mão, que quase arrancou seu dedo. Segundo a vitima não deu para reconhecer quem era, pois foi muito rápido , e o mesmo se evadiu do local . A vitima conta que o agressor é moreno e tem uma tatuagem nas costas e no braço.O florentino flores foi trazido para o hospital para receber os primeiros socorros. A policia militar esteve no hospital, para colher o depoimento da vitima . (CJ MORAES digital noticias)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dúvida está entre Belém e Manaus para Copa de 2014


A Fifa já teria definido 11 das 12 subsedes do Mundial no Brasil
Curitiba será subsede da Copa do Mundo de 2014. A informação teria vindo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O dirigente teria admitido, informalmente, em um encontro com arquitetos na última segunda- feira, que a Fifa já definiu 11 do total de 12 subsedes do Mundial no Brasil. Curitiba compõe a relação final, e a única dúvida giraria em torno da cidade da Amazônia que receberá o evento. Belém e Manaus brigam por esta indicação, cuja confirmação oficial virá no dia 31 de maio, nas Bahamas.


A informação foi prestada por um arquiteto ligado ao Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) ao portal Copa 2014. O arquiteto, que prefere não se identificar, esteve neste encontro privado com Teixeira e outros profissionais da área. Oficialmente, a CBF afirma que não existe nenhuma confirmação por parte da Fifa (leia mais no Box ao lado), contudo a perspectiva é que Curitiba e Porto Alegre representem a região Sul na Copa de 2014. No Nordeste todas as candidaturas – Fortaleza, Natal, Recife e Salvador – foram selecionadas.


Já no Centro-Oeste a cidade de Cuiabá teria vencido a disputa com Campo Grande como a representante do Pantanal no Mundial, enquanto a lista é completada com Brasília (provável palco da abertura), Rio de Janeiro (palco da final), São Paulo e Belo Horizonte.


“É fato que o presidente Ricardo Teixeira repassou esta informação de que apenas na Amazônia existe uma indefinição. O restante das subsedes, segundo ele, a Fifa já teria definido”, confirmou o assessor do Sinaenco, Rodrigo Prada, que teve contato com a fonte destas revelações.
(Portal Gazeta do Povo/PR)

Resultado de testes em passageira sai nesta 2ª


Todos que estavam no avião precisaram usar máscaras
A mulher que desmaiou, no sábado à tarde, durante um voo Brasília–Belém, com sintomas da gripe A (H1N1), já foi liberada pelo Instituto Evandro Chagas. Apesar do resultado dos exames realizados pelo Instituto só saíremhoje, ela seguiu para Macapá, destino da viagem interrompida. Ela embarcou no sábado, no Rio de Janeiro, com destino a Macapá (AP), voo que faz escalas em Brasília e Belém.

Por volta das 14h, passou mal e ocomandante da aeronave solicitou socorro. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a mulher foi liberada após ser descoberto,por meio de entrevista,que ela não esteve nos últimos dias com ninguém suspeito da gripe. Ainda segundo a assessoria, o Ministério da Saúde orientou a Sespa a liberar a paciente, passando agora a ser de responsabilidade do Governo do Amapá. Por precaução, ela viajaria com a máscara.

>>Mais de 100 pessoas estavam no avião, incluindo crianças e políticos
A diretora do IEC, Elisabeth Santos, diz ser improvável que a mulher estivesse infectada, mas considera que só com o resultado dos exames haverá a certeza.

“Somente a partir do teste laboratorial poderemos dizer se ela está ou não infectada. Porém, ao que tudo indica, o resultado será negativo”.Para Patrícia Sebastião, titular da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos e Aeroportos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Estado do Pará,o atendimento ocorreu conforme o previsto no caso de sábado.

Quando os técnicos da Anvisa foram entregar informativos sobre a doença na aeronave, uma comissária de bordo avisou que havia uma passageira com suspeita da gripe. “Fizemos os procedimentos de rotina. Chamamos a ambulância e cadastramos os outros passageiros para o caso de a suspeita se confirmar e podermos monitorálos.


>> Após o pouso, os passageiros e tripulantes ficaram cerca de 50 minutos dentro do avião, onde receberam as primeiras orientações da Anvisa

Fizemos ainda a limpeza do avião”, diz. De acordo com Patrícia, a mulher não foi levada em ambulância para o Hospital Barros Barreto porque a equipe, numa avaliação prévia, não viu necessidade do deslocamento em ambulância. (Diário do Pará, em Bélém)

CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação, convoca em caráter de urgência, as seguintes pessoas para assumirem as suas atividades, devendo para tanto comparecer na Sec. de Educação, munidos dos seus documentos, conforme o estabelecido na Portaria nº 098/2008, no dia 28 de maio de 2009 as 08 horas da manhã:NOMES DOS APROVADOS:

Auxiliar de Serviços Gerais
Rubeane Ribeiro de S. andrade
MAria Alene Rolley Feitosa
Edna Pereira do Nascimento
Marliane Cristina dos Santos
Marlei Alves Viera

Vigilantes:
Fernando Barros de Sá
Paulo de Freitas Filho
Daniel dos Santos
Jose MAria Costa Moraes
Dhian Carlos Lima de Souza

Caso não tenham interesse em assumir, deverão manifestar renúncia, desistindo o candidato da respectiva nomeação, operando-se automaticamente, a extinção plena de todos e quaisquer direitos relativos a este concurso e/ou dele decorrentes.

Novo Progresso, 25/05/2009
(tribuna do povo)

Abaixo assinado pela redução do IPI das bicicletas‏.


PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 166 de 2009
“Bicicletas para todos” é o slogan da campanha em defesa da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para bicicletas, suas partes e peças. A campanha tem como objetivo sensibilizar os senadores a aprovarem o Projeto de Lei nº 166 de 2009, de autoria do senador Inácio Arruda, propondo IPI zero para esse meio de transporte utilizado hoje por mais de 10% da população brasileira. Para participar da campanha basta acessar AQUI e assinar o abaixo assinado pela aprovação do projeto de Lei 166/2009.
O Brasil é o terceiro maior produtor de bicicleta do mundo. O IPI zero para bicicletas vai movimentar a atividade econômica do país, aumentando o número de empregos e do consumo de outros setores. É um projeto que vai ajudar o Brasil a enfrentar a crise econômica, a exemplo do que fez o Presidente Lula quando baixou o IPI de carros, caminhões e de eletrodomésticos (a chamada linha branca).
IPI zero para as bicicletas significa mais trabalhadores, estudantes e esportivas com acesso facilitado a um equipamento que preserva o meio ambiente, pois não polui; tem alta eficiência energética, porque seu descolamento só depende da energia humana; contribui para a saúde do usuário, mantendo o bem estar físico e mental; é um meio de transporte rápido para distâncias curtas, além de ser um importante instrumento de lazer e de práticas esportivas.
As pessoas podem participar também da campanha através de cartas, e-mail e telefonemas para o senador Marcelo Crivella, que é o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ou para os outros senadores que compõem a Comissão, no sentido de sensibilizá-los sobre a importância do projeto. Fazem parte da Comissão de Assuntos Econômicos os seguintes senadores:


Senado Federal

Comissão de Assuntos Econômicos - CAE

PRESIDENTE: Senador Garibaldi Alves Filho

VICE-PRESIDENTE: Senador Delcídio Amaral


Senadores Titulares
Eduardo Suplicy - (PT)(35) – Tel.:(61) 3303-3213/2817/2818 - Fax: (61) 3303-2816 Correio: eduardo.suplicy@senador.gov.br
Delcídio Amaral - (PT)(34) - Tel.:(61) 3303-2451 a 2455 - Fax: (61) 3303-1926 Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104993204575117
Aloizio Mercadante- (PT)(40) - Tel.:(61) 3303-1313/5198/5214 - Fax: (61) 3303-5219 Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104994204575117
Tião Viana - (PT) - Tel.:(61) 3303-4546/2953/2954 - Fax: (61) 3303-2955 Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104995204575117
Marcelo Crivella - (PRB) – Relator do Projeto Tel.:(61) 3303-5225/5730 - Fax: (61) 3303-2211Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104996204575117
César Borges - (PR) Tel.:(61) 3303-2212 a 2217 - Fax: (61) 3303-2982 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104997204575117
Francisco Dornelles - (PP) Tel.:61-3303-4229 - Fax: 61-3303-2896 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104998204575117
Garibaldi Alves Filho - (PMDB) Tel.:(61) 3303-2371 a 2377 - Fax: (61) 3303-1813 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H104999204575117
Gerson Camata - (PMDB) Tel.:(61) 3303-3204/3235 - Fax: (61) 3303-3613 - http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105000204575117
Valdir Raupp - (PMDB) Tel.:(61) 3303-2252/2253 - Fax: (61) 3303-2853 - http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105001204575117
Neuto De Conto - (PMDB) Tel.:(61) 3303- 4041 - Fax: (61) 3303- 4197 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105002204575117
Pedro Simon(PMDB) Tel.:(61) 3303-3232 - Fax: (61) 3303-1304 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105003204575117
Eliseu Resende - (DEM) Tel.:(61) 3303.4621 / 4791 - Fax: (61) 3303.2746 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105004204575117
Antonio Carlos Júnior - (DEM) Tel.:(61) 3303-2191 - Fax: (61) 3303-2775 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105005204575117
Efraim Morais(DEM) - (46) Tel.:(61) 3303-2425 a 2429 - Fax: (61) 3303-1841 Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105006204575117
Raimundo Colombo - (DEM)(47) Tel.:(61) 3303-4206 e 3303-4207 - Fax: (61) 3303-1822 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105007204575117
Adelmir Santana - (DEM) Tel.:61-3303-4277/4701 - Fax: 61-3303-1738 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105008204575117
Jayme Campos - (DEM)(13)(50) Tel.:(61) 3303.4061 / (61) 3303.1048 - Fax: (61) 3303.2973 - http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105009204575117
Cícero Lucena - (PSDB)(25) Tel.:(61) 3303.5800 5808 - Fax: 61) 3303.5809 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105010204575117
João Tenório - (PSDB) Tel.:(61) 3303-4093/4095 - Fax: (61) 3303-2961 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105011204575117
Arthur Virgílio - (PSDB) Tel.:(61) 3303-1413/1301 - Fax: (61) 3303-1659 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105012204575117
Tasso Jereissati(PSDB) Tel.:(61) 3303-4846 - Fax: (61) 3303-4590 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105013204575117
João Vicente Claudino (PTB) Tel.:(61) 3303-2415 / 4847 / 3055 - Fax: (61) 3303-2967 -Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105014204575117
Gim Argello (PTB) - Tel.:3303-1161, 3303-1547 - Fax: 3303-1650 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105015204575117
Osmar Dias – (PDT) - Tel.:(61) 3303-2124/2125 - Fax: (61) 3303-2740 - Correio: http://suporte.vzan.com.br/registra_clique.php?id=H105016204575117

sábado, 23 de maio de 2009

Motoristas sofrem com péssimas condições da BR-163

Bastaram as primeiras chuvas para motoristas e passageiros sentirem os efeitos das péssimas condições de trafegabilidade da rodovia BR-163, no oeste do Pará. Os usuários precisam enfrentar atoleiros, pista escorregadia e o pagamento de pedágio para seguir viagem.


Viagens que duravam de sete a dez horas de ônibus ou caminhão, neste período chegam a demorar 24 horas. Os caminhoneiros já sabem: começou a chuva é melhor parar na próxima ladeira e de preferência ao lado da pista para dar passagem aos veículos menores.


Os motoristas de ônibus ainda insistem em furar o bloqueio, mas muitas vezes acabam caindo em buracos. Apesar do sofrimento, a população em torno da rodovia BR-163 não tem outra alternativa a não ser pegar a primeira condução que passa e se unir aos outros aventureiros para chegar ao destino. Porém, a viagem é muito perigosa, cheia de surpresas. Além dos atoleiros e da buraqueira, 98% das pontes ao longo da rodovia são de madeira e estão em péssimas condições.


Os caminhoneiros que transportam produtos alimentícios, como frango, frutas e verduras, reclamam que os produtos estragam, ‘porque a gente sai com a carga de São Paulo e no máximo em 48 horas temos chegar a Itaituba ou Santarém e agora a viagem chega a 75 horas’, conta Cláudio Simone. Ele também reclama dos impostos. ‘A cada posto fiscal somos cobrados, mas o governo federal não oferece condições para transportar a mercadoria. Estamos abandonados e todo ano temos que passar por este sofrimento’.

click na foto para ver mais

Fonte: Portal ORM

Asdrubal defende rompimento com Ana Júlia.

O deputado federal Asdrubal Bentes prega ruptura do PMDB com a governadora Ana Julia Carepa e adverte: “Ela vai ver o que é bom pra tosse”... Deputado federal defende que o partido mantenha apoio ao governo LulaBRASÍLIA - O deputado federal Asbrubal Bentes (PMDB-PA) defendeu ontem a ruptura do “maior partido do Brasil e do Pará” com a governadora Ana Júlia Carepa. Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, ele pregou o fim da coalizão que colaborou com a eleição dela, em 2006, porque o líder do governo na Assembleia Legislativa paraense, Airton Faleiro, classificou o PMDB apenas como “coadjuvante” do governo.Para ele, se a governadora não precisa de coadjuvantes e se diz autossuficiente, o PMDB deve deixar ela e seus aliados governarem, sozinhos, o Estado do Pará. “Então S.Exa. vai ver o que é bom para tosse”, advertiu, referindo-se à Ana Júlia Carepa. E justificou: “Pois, se nós somos coadjuvantes, nós devemos sair da base aliada do Governo Ana Júlia Carepa. Se depender do meu voto, do meu apoio, da minha opinião, da minha sugestão, o partido deve romper já, agora, hoje, não esperar mais um minuto sequer”. Asdrubal lamentou a falta de memória que toma conta da governadora e de seus aliados sobre a colaboração decisiva do PMDB na eleição dela, em 2006. “Existem pessoas que têm memória curta, que esquecem rápido, que cospem no prato em que comeram”, protestou o parlamentar. “A governadora Ana Júlia e os seus liderados, os seus companheiros, na Assembleia Legislativa do Estado, declaram que o PMDB foi um mero coadjuvante. Ora, se o Líder do Governo fala essas coisas, claro que está falando em nome do Governo que ele representa”. O parlamentar fez um apelo ao líder do PMDB paraense, deputado Jader Barbalho, no sentido de que também decida romper com o governadora. “O deputado Jader Barbalho, que sempre costuma colocar panos quentes, costuma ser um pouco mais democrata, mas esta não é a hora: já que eles não nos querem que fiquem sós, que vão governar sós; e nós vamos continuar dando apoio aqui, em Brasília, ao Presidente Lula que merece nosso respeito”. Blog do Brasiliense

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lideranças aguarda com ansiedade a prefeita Odeleida Sampaio‏


Desde as eleições de 03 de outubro de 2008 onde a prefeita de Altamira Odileida Sampaio foi eleita para um segundo mandato como executiva daquele município, o distrito de Castelo de Sonhos, que fica distante 1000 km da sede está passando por dificuldades no que se toca ao apoio da administração municipal aos munícipes.
A administração municipal entrou em decadência. As ruas estão intransitáveis, as vicinais que ligam a vila ao interior só passam quem tem moto ou trator, a saúde está precária, a educação só recebe os recursos básicos, o preço da iluminação pública é exorbitante e o serviço não é oferecido em toda a cidade, o matagal está tomando conta de alguns pontos da vila, infra-estrutura e apoio ao social então nem se fala.
O sentimento que os cidadãos que moram aqui é de que estamos a cada dia que passa mais abandonados. O atual administrador distrital, Constante Jair, tem se desdobrado no exercício de sua função na captação de recursos para melhorias em Castelo de Sonhos. Constante é uma pessoa de bem e com apoio da população para exercer tal função. Preocupa-nos o fato do mesmo estar impedido de trabalhar em prol do desenvolvimento e de melhorias para o distrito já que não é destinado recursos suficientes pela administração municipal para a efetivação dos projetos que pretendo realizar.


Em conversa com alguns cidadãos, percebemos logo o descontentamento das pessoas em ralação ao poder executivo e legislativo municipal. Um deles, conhecido como Ceará desabafou da seguinte forma “é uma vergonha o que está acontecendo aqui conosco, nossa prefeita nunca mais apareceu aqui depois das eleições. Nosso vereador foi pra Altamira e não botou mais a cara aqui também. Quero ver o que irão dizer quando aqui vierem”. Um morador da comunidade Clareira que fica 25 km da sede do distrito nos falou que “vou rasgar meu título. Não voto mais em político nenhum. Na campanha prometem o mundo e o fundo. Depois que chegam ao poder acontece o que sempre aconteceu por aqui. Abandono. Estou sem poder levar meus produtos na rua por falta de estrada. Minha filha de 9 anos está sem estudar por falta de transporte escolar. Queira a deus que ninguém fique doente, porque se alguém da minha família adoecer hoje eu não tenho condições de tirar pra fora para se tratar. Estou decepcionado com essa administração”.


Está aí mais um diagnóstico da situação que se encontra o distrito de Castelo de Sonhos. Temos um administrador que quer organizar o desenvolvimento da região mais está impedido de fazer simplesmente pela escassez de recursos. Será que os impostos que pagamos todos os dias não dá para atender a demanda populacional? Ou será que esse dinheiro está sendo desviado para outro lugar? Não sabemos o que acontece ao certo. Só sabemos que o abandono que vivemos é percebido claramente por quem aqui passa.


Com imformações de Douglas Araujo

Relator conclui análise e recurso para prefeito de Sinop não ser cassado deve ser votado dia 2


O juiz Renato Vianna relator, no TRE, que analisa a cassação do registro de candidatura do prefeito Juarez Costa pediu hoje o processo para ser inserido na pauta de julgamento na próxima semana. O voto do relator só será anunciado na sessão e o pleno -formado por 7 juízes e desembargadores- decidirá se vai ser mantida a cassação do registro ou "derrubada". Uma fonte de Só Notícias informou que a votação deve ocorrer na sessão do próximo dia 2 de junho. Ainda é necessária a publicação no diário da Justiça Eleitoral, na 2ª feira, para que seja inserido na pauta de votação. A partir daí, há 48h, para advogados pedirem a impugnação.



Vianna está analisando o processo desde janeiro. O juiz havia concedido, em dezembro, liminar para que Juarez Costa fosse diplomado, após seu registro de candidatura ter sido cassado pelo juiz eleitoral, João Guerra. O Ministério Público também manifestou-se pela cassação de Juarez e do vice, Aumeri Bampi, sob acusação de abuso de poder econômico na campanha, no caso dos vales combustíveis que teriam sido repassados, pela Assembleia Legislativa, para a campanha do prefeito.(sonoticias)

UFPA abre inscrições para Mobilidade Interna

Você estuda Engenharia na UFPA, mas sempre sonhou em fazer Psicologia? Cursa Matemática, mas percebeu que gosta mais de Biblioteconomia? Passou em Direito, porém descobriu que adora Artes Visuais? Essa pode ser sua oportunidade: Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Interna 2009 da Universidade Federal do Pará.

O Concurso oferta 175 vagas na capital e outras 28 nos campi de Altamira, Bragança, Castanhal, Marabá, Santarém e Tucuruí, num total de 68 cursos diferentes. As inscrições começam nesta quinta-feira, dia 21 de maio, e vão até às 18 horas do dia 25 de maio.

O valor da taxa de inscrição é de trinta e cinco reais e deverá ser pago até o próximo dia 29. Podem concorrer a uma vaga alunos vinculados aos cursos de graduação da UFPA que já tenham cursado, com aproveitamento, no mínimo 25% e não mais de 75% da carga horária das atividades curriculares previstas. Estudantes da UFPA que já tenham sido beneficiados com a Mobilidade Acadêmica Interna ou Externa não podem participar da seleção.

A prova está marcada para o dia 21 de junho e será composta por 40 questões de múltipla escolha envolvendo os conteúdos de disciplinas do ensino médio conforme a área do conhecimento do curso pleiteado, que pode ser filiado às Ciências Exatas e da Terra, às Ciências da Vida e da Saúde ou às Ciências das Humanidades I, II e III. Os candidatos farão as avaliações nas localidades que indicarem no formulário de inscrição, já disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA. O conteúdo programático é o mesmo do PSS 2009.O Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Interna oferta 57 vagas remanescentes do PSS 2009.

“O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) estipulou, no início do ano, que, nas Faculdades em que sobraram até 10 vagas, estas seriam destinadas à Mobilidade Interna”, avisa Luiz Acácio Centeno, diretor do CEPS.ISENÇÃO: Podem requerer a isenção da taxa de inscrição os candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou aqueles que são membros de família cuja renda mensal por pessoa é de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos.

Os candidatos devem sinalizar que desejam receber o benefício ao preencher o formulário de inscrição. No período de 19 a 25 de maio, esses candidatos terão de comprovar que são economicamente hipossuficientes por meio de apresentação de documentos, de acordo com as recomendações e parâmetros estipulados no Edital do Concurso. A lista de isentos será divulgada no dia 27 de maio, no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.HABILIDADES: Os candidatos que desejam se graduar em Artes Visuais devem participar do exame de habilidades que será no dia 14 de junho, no Atelier de Artes da UFPA, localizado na Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém.

Os estudantes devem portar, durante o exame, um lápis 6B, uma caixa de lápis de cor com 12 cores, uma borracha sintética e uma caneta esferográfica de tinta preta. O resultado será divulgado no endereço www.ceps.ufpa.br. Os candidatos reprovados no exame continuarão concorrendo a uma vaga na graduação, sinalizada como segunda opção durante a inscrição.Serviço:

Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica InternaSite: www.ceps.ufpa.br

Clique aqui e acesse o Edital do Concurso

Telefones: 3201 7266 / 3201 7622 ou 3201 8387. (Ascom/ UFPA)

"SALDANDO"...


O Ministério da Integração Nacional vai liberar R$ 80 milhões para ajudar as cidades atingidas pelas cheias. (...)


(...) Ana Júlia encaminhou pedido de apoio federal no valor de R$ 150 milhões. (...)
(...) estragos, que já atingem 37 municípios (...)


(...) Segundo a Defesa Civil do Estado, os prejuízos econômicos e sociais das enchentes atingiram 35.867 famílias. O município mais atingido é Santarém, com 6.710 famílias afetadas pela elevação do rio Tapajós, seguido de Altamira com 2.249 famílias afetadas por enxurrada e enchente na região.


*** Agora; vergonhosamente 36 destes 37 municipios atingidos pelas enchentes irão ter arrancados de seus repasses o valor correspondente que será destinado a Novo Progresso, pois o governo não sabe que por aqui não existio a tal ENCHENTE. Tá tendo sim uma enchente mão não é de chuvas não; é de desrrespeito, injustiça e lama.


*** Moramos em uma cidade onde a URBANIZAÇÃO DO LAGO MUNICIPAL, é prioridade, a Saúde e a educação da " população, eleitores pagadores de impostos" QUE SE ........
Fonte: elos da transparencia

Acerto de contas entre traficantes em Novo Progresso, leva dois a morte.

Por volta das 23h00m, de ontem 21/05, no bairro Santa Luzia, um elemento armado, disparou quatro tiros contra a conhecida traficante de drogas "ALDA",

segundo a policia, foram disparados dois tiros no peito, um no braço e o quarto tiro próximo á boca da vitima, seu comparsa, conhecido como "cabeludo" ao perceber os tiros tentou se evadir do local, mas foi atingido com um tiro certeiro na cabeça, onde o mesmo faleceu no local durante a tentativa de fuga. A policia Militar está em busca


do assassino, mas segundo informações, o mesmo se embrenhou em uma mata próximo as redondezas e, até o momento não foi localizado. Segundo o PM Sargento Neres, o motivo do crime pode ter sido ocorrido por acerto de contas por trafico de drogas.

Fonte: Jornal o atual
Fotos Jorge Tadeu

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seminário “Encontro das Estrelas” Racco 2009.

Nos dias 02 e 03/05/2009, ocorreu em Cuiabá-MT, o Seminário Encontro das Estrelas Racco 2009.
A Promotoria Racco Novo Progresso, não mediu esforços e esteve presente juntamente com sua equipe (32 pessoas),sendo Consultoras e Dirigentes Racco de Itaituba, Trairão, N.Progresso, Castelo de Sonhos,Cachoeira da Serra, Guarantã do Norte e Sorriso.A Equipe fez bonito e foi destaque, por sua força de vontade de andar mais de 1000 Km e por ser daqui o maior numero de graduados no Clube do Presidente Racco.
A Promotora Sandra, disse que foram dois dias de muitas emoções e aprendizados.
No dia 02/05, após a abertura emocionante, houve uma palestra de mais de 5 horas, com Aly Baddauhy Junior, que nos falou sobre vendas, motivação, auto-estima, a crise, enfim. Disse que “Você é a pessoa que escolheu Ser”. Portanto sem mais desculpas, vamos arregaçar as mangas e correr atraz de nossos objetivos, “porque o que eu procurar eu vou encontrar”. Na noite do dia 02, houve o jantar das Estrelas, com Graduações no Clube do Presidente Racco. Para Promotoria de Novo Progresso, foi uma noite de muitas alegrias, porque foram 11 graduações( 9 Silver’s Club e 2 Platinun’s Club). Além da graduação da Promotora Sandra, que teve uma grande surpresa. Alem da graduação, teve um lindo hino “ Vencendo os Limites” cantado ao vivo, por uma Dirigente de Rondonópolis.
No dia 03, houve a apresentação do S.R.M, Curso de maquiagem com o Maquiador Rafh (Ex-maquiador das Estrelas da Globo), Treinamentos faciais e corporais e o grande lançamento MAXXI 30, a cápsula da beleza.A Racco é primeira empresa a lançar um produto nutricosmético na América Latina.
A Promotora Sandra, disse que ficou muito feliz e realizada em ver tantas pessoas empenhadas e realizadas e disse ainda mais, que cada uma delas, não mediram esforços para chegar onde chegaram e voltaram com muito mais animo e força de vontade de superar limites e ir muito alem de onde já estão, porque acreditam que a Racco é uma empresa que acredita na felicidade das pessoas e por isso busca todos os dias lançar produtos inovadores, com tecnologia de ponta para suprir a necessidades de cada pessoa, alem de ajudar a realizar sonhos.

Clik aqui pra ver as fotos

Operação Crash prende policiais civis em Altamira.

A Polícia Federal, com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública e da Corregedoria da Polícia Civil do Estado do Pará, deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) na cidade de Altamira/PA, a operação Crash, com o objetivo de desarticular quadrilha composta por policiais civis, traficantes e receptadores de veículos furtados. Ao todo foram cumpridos 08 mandados de prisão Preventiva e 10 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal da Justiça Estadual da Comarca de Altamira, contra 01 delegado da Polícia Civil do estado e 05 investigadores lotados na Delegacia de Polícia Civil de Altamira, além de 02 cidadãos residentes na referida cidade, que faziam parte do esquema criminoso.

A investigação, que começou há 04 meses, apurou a participação de policiais civis em diversos crimes. Com a ajuda de viciados e da concorrência no mercado de entorpecentes, os policiais civis identificavam pontos de distribuição de drogas e extorquiam altas quantias para não prender e autuar os traficantes. Também foram identificados casos em que os policiais forjavam flagrantes para prática de extorsão, em outros apenas uma pequena parte da droga era apreendida, sendo o restante desviado para ser revendido em benefício da quadrilha.

Outro esquema descoberto envolvia veículos furtados que eram recuperados pelos policiais. Com a ajuda de um receptador, os veículos, ao invés de serem devolvidos para os legítimos donos, eram vendidos no mercado por preço baixo. Em seguida, o lucro auferido era repartido entre os envolvidos. Vítimas do furto de veículos, basicamente de motocicletas, também se viam obrigadas a pagar para que os policiais realizassem diligências em busca do produto do furto e a compensá-los em caso de sucesso. Caso contrário, o veículo, provavelmente, não era encontrado; ou seria como os demais, vendido no comércio.

Foram apreendidos 08 revólveres calibre 38; um revólver calibre 32 e oito espingardas, arrecadadas na residência do delegado preso. Todos os presos terão suas condutas individualizadas no encerramento da investigação, mas a princípio devem ser indicados por formação de quadrilha, associação para o tráfico, peculato, concussão, abuso de autoridade, prevaricação, corrupção passiva e tráfico de drogas.

Os presos integrantes da Polícia Civil serão transferidos para Belém e ficarão sob custódia da Delegacia Geral de Polícia Civil à disposição do Juízo Criminal da Comarca de Altamira. O nome da operação diz respeito a uma palavra de origem inglesa (crash) que significa romper, colidir e quebrar. (Ascom/PF)(Diario do Pará).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Quem dos vereadores vai abraçar essa causa?

A Constituição Federal de 1988 (CF88) estabeleceu os chamados Programas Suplementares ao Ensino, dentro da lógica de assegurar prioridade ao ensino fundamental regular, facilitando o acesso e permanência do estudante. Segundo o dispositivo constitucional, são programas suplementares: material didático-escolar (livro, uniforme etc), transporte, alimentação e assistência à saúde (art. 208, VII). Os artigos 54, VII, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 4°, VIII, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reafirmam o enunciado constitucional.No ensino fundamental, a omissão quanto à oferta desses programas ou sua oferta irregular configura crime de responsabilidade da autoridade competente, nos mesmos termos da não garantia de vagas. Além disso, a Constituição estabelece (art.212, § 4°) que somente os programas suplementares relacionados ao transporte e ao material didático-escolar podem ser mantidos com as receitas de impostos destinadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino e, por conseqüência, pelo Fundef.

Os programas de alimentação escolar e assistência à saúde devem ser custeados com recursos provenientes de contribuições sociais, como o salário-educação, ou outras receitas (CF/88, art.208, § 2°), não podendo ser contabilizados para efeito de cumprimento da despesa mínima constitucional do art.212, que é 18% da receita de impostos na União e 25% dessas receitas, incluídas as transferências obrigatórias intergovernamentais, nos estados, municípios e Distrito Federal.Os Programas Suplementares ao Ensino: Material Didático-Escolar*** No ensino fundamental, o direito ao material didático-escolar gratuito encontra seu fundamento legal explícito na Constituição Federal, em seu art.

208 VII, que preceitua como forma de efetivação do dever do Estado com a educação, à garantia de atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde; o que reafirmado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394/1996, art. 4º VIII, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei n° 8.069/1990, art. 54 VII.*** Aquisição de materiais didático-escolares diversos, destinados ao uso coletivo nas escolas (material desportivo utilizado nas aulas de educação física, por exemplo) ou individual dos alunos, seja a título de empréstimo (como é o caso do acervo da biblioteca da escola, composta de livros, atlas, dicionários, periódicos etc.), seja para fins de doações aos alunos carentes (exemplo: lápis, borrachas, canetas, cadernos, cartolinas, colas etc.)

*** Outro elemento que se incorpora ao conceito de material didático é o uniforme escolar, considerado obrigatório em diversas escolas públicas que, por vezes, não o disponibilizam gratuitamente. Isso fere todos os princípios jurídicos já mencionados, pois tal medida pode configurar uma verdadeira discriminação em função da renda, pois tende a excluir o estudante sem condições de adquiri-lo. Assim é que, entendendo a educação escolar como um direito humano, conclui-se que a obrigatoriedade do uniforme somente se faz possível em um contexto no qual seja fornecido gratuitamente pelo sistema de ensino, estendendo-se a ele todos os dispositivos referentes ao material didático-escolar.

Ademais, a contingente ausência de uniforme ou de qualquer outro material não pode motivar medidas de exclusão do ensino.
FICA AQUI COMO UMA SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI; material didático-escolar gratuito e uniforme escolar gratuito nas escolas municipais, a população carente de Novo Progresso além de ter esse direito pracisa disso NOBRES VEREADORES(Elosdatransparencia )

Servidores municipais protestam em frente a prefeitura por melhores salários


A passeata dos servidores públicos municipais de Sinop, esta manahã, foi na avenida Júlio Campos (a principal da cidade) e os servidores estão concentrados em frente à prefeitura, com faixas e cartazes cobram reajuste salarial e garantia de direitos trabalhistas. De acordo a Guarda Municipal, que está auxiliando no manifesto com 14 agentes, a estimativa é de aproximadamente mil participantes na passeata. Foram montadas tendas em frente a prefeitura, onde dirigentes do sindicato estão discursando. O prefeito Juarez Costa deve receber alguns líderes ainda pela manhã.


O manifesto marca o primeiro dia de mobilização dos servidores que estao em "estado de greve". O protesto também será feito amanhã. Ontem, conforme Só Notícias já informou, a juíza Maria das Graças Gomes da Costa negou pedido da prefeitura para impedir o manifesto, que foi considerado legal. No entanto, a magistrada alertou o sindicato para que 30% dos serviços essenciais (mais as creches) fossem mantidos e não prejudicar o atendimento para a população.


O sindicato cobra da prefeitura reajuste salarial de 15%. Na segunda-feira, vereadores aprovaram o projeto de lei do Executivo concedendo 6.48%. A prefeitura justifica não haver capacidade financeira para o percentual pleiteado. Sinop tem cerca de 3 mil servidores com a folha salarial que gira em torno de R$ 5, 3 milhões.


So Noticias

Conselho Tutelar terá viatura e telefone 0800 para receber ligações

Segundo informações da Secretária de Assistência Social, sra. Rosiane de Souza Leite, a estrutura de trabalho do Conselho Tutelar de Novo Progresso e da própria Ação Social, vai ser melhorada dentro de alguns dias, com a instalação de um telefone 0800 para recebimento de denúncias da população e recebimento em doação junto a ADEPARÁ de um veiculo para ser utilizado na locomoção dos conselheiros e dos assistentes sociais.

A atual prefeita Madalena Hoffman encontrou o Conselho Tutelar em estado caótico, com o telefone desativado pela empresa de telefonia a vários anos, por falta de pagamento ainda pela administração anterior. A entidade nunca teve um veículo a disposição para locomover-se para averiguar denúncias e até a “casa de passagem” criada para abrigar crianças e menores recolhidos em situação de risco ou abandonados pelos próprios pais, estava não estava funcionando, obrigando os conselheiros a levarem crianças até para suas residências para receberem a devida assistência e não ficarem na rua.

Desde os primeiros dias de janeiro quando assumiu seu cargo a frente da prefeitura, Madalena Hoffman e sua secretária Rosiane de Souza, tem empenhado-se bastante para suprir provisoriamente as necessidades do Conselho, oferecendo veículos de terceiros, locados e pagos todas as despesas de combustível pela prefeitura para que os conselheiros possam fazer as principais diligencias. Agora o recebimento do veículo vai facilitar o trabalho, não só do Conselho mas também da Ação Social, que ficará responsável pela manutenção do veículo.

O telefone 0800, outro desejo antigo dos conselheiros para receber as denúncias também será utilizada em conjunto com a Ação Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, órgão que também está sendo efetivamente implantado no município para apoiar e fiscalizar as ações do Conselho Tutelar. Foi eleita a presidente deste conselho, Célia Elígia Braga.A “Casa de Passagem”, uma espécie de abrigo, ou albergue, para as crianças abandonadas foi reativada. No dia 18/05, quando visitamos o local, abrigava 06 crianças pequenas, abandonadas, com problemas familiares, fugidas de casa e diversos outros problemas. Estavam recebendo cuidados e alimentação dos assistentes sociais e conselheiros.

O grande problema da “Casa de Passagem” é o alto custo financeiro, sendo que infelizmente o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente não possui recursos financeiros suficientes para atender todas as necessidades. Diante dessa situação, além do apoio do poder público a casa de passagem tem contado com apoio de várias pessoas da sociedade local, mas muito mais precisa ser feito no local, por isso o órgão está com uma campanha para mobiliar a casa, para que as crianças e adolescentes se sintam mais acolhidas e tenham algum com forto enquanto estiverem ali. Quem quiser conhecer o local e cooperar, basta procurar a Assistência Social, na Rua Tiradentes, Bairro Santa Luzia, em Novo Progresso.




Por: Édio Rosa

terça-feira, 19 de maio de 2009

Uma imagem vale mais que "MIL" palavras, ae está as viaturas da policia militar.



Bom já que uma imagens vale mais do que mil palavras vamos falar o que sobre a segurança publica da cidade se a policia militar só te m uma uma viatura rodando
Fotos: Jornal o Atual

Novo Progresso: 12 fugitivos, 20 dias sem revista na cadeia interditada. Policia Militar: "Revistas na carceragem, só mediante oficio da Policia Civil

Só ressaltando que já se faz mais de 20 dias que a Policia Civil NÃO solicitou revistas pra policia militar nas dependencias da carceragem. Sendo que, a mesma depende de oficio para efetuar as averiguações dentro das celas...




IMAGENS VALEM MAIS QUE "MIL" PALAVRAS. Credo, essa frase é mais velha que "Nóis" juntos....Tunel de 6 metros cavados, 12 fugitos, ninguem viu nada, e mais de 10 mil habitantes de Novo Progresso apavorados e desacreditados... "Quando acabar o maluco sou eu..." Fato ocorrido em 18/05/2009; Ainda teve um preso que disse: "só não vazei mano pois, "lá fora" não era minha praia... e nem era o momento...(Jornal o atual)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Internos fazem motim e refém na Almirante Barroso

Os jovens infratores recolhidos no Centro de Internação Almirante Barroso (Ciab), antigo Crescer e Viver, também conhecido como "Novo Erec", promoveram um motim que iniciou por volta das 11h desta segunda-feira (18). Segundo funcionários do próprio Centro, alguns dos internos se rebelaram após fazerem um monitor refém.

Várias viaturas da Polícia Militar e da Companhia Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), unidade especializada em tratamento diferenciado a ocorrência com crianças e adolescentes estão no local. Os demais presos do Ciab foram controlados e estão em suas celas, porém fazem muito barulho batendo nas grades.

Os rebelados estavam em uma área isolada armados com estoques feitos de barra de ferro e usando o monitor como escudo. Informações preliminares dizem que os presos estavam pretendendo fugir. O tumulto foi negociado com a direção da casa de ressocialização e foi encerrado por volta das 13h30 com a liberação do refém. O monitor não ficou ferido e passa bem.
(Dirario do pará Redação Online, em Belém)

Policia e conselho tutelar estoura casa de prostituição em Novo Progresso


Na noite de sexta feira dia 15 a policia militar e o conselho tutelar, fizeram uma varredura na cidade para coibir, trafico e prostituição infantil na cidade. Em trabalho digno de elogio da policia militar no comando o major Emerson e as conselheiras RAJAYR AMORIM e CARLA MALDINE, conseguiram desovar um prostíbulo em novo progresso.


Como informou as conselheiras eles chegaram até uma boate chamada de THUTHUCA DRINQUES por volta 24h e logo na abordagem encontraram uma menor tomando cerveja e se prostituindo alem de varias mulheres que estava ali para se prostituir; e logo a policia deus vos de prisão para proprietária que num vacilo conseguiu fugir, mas a policia conseguiu prender a gerente EVANIR DE FÁTIMA ROSE DE ARRUDA (DA FOTO), que foi encaminhada para delegacia para presta depoimento, já proprietária da boate que é conhecida como MARIA DA THUTHUCA conseguiu fugir.


Na nestes sábado dia 16 estivemos na delegacia entrevistamos a gerente do THUTHUCA a Evanir que falou que só trabalha no local, mas quem é responsável e a Maria auxiliadora conhecida como Maria da THUTHUCA segundo a Evanir , a Maria sabia que as meninas eram menores .


Já o delegado Dr. António Carlos informou que; A EVANIR DE FÁTIMA ROSE DE ARRUDA vai ser autuada em flagrante por aliciação de menores e também a MARIA DA THUTHUCA a proprietária e vai ser lavrado auto prisão e nas próximas horas ela será presa pela policia que já esta no encalço dela , já a boate foi lacrado pelo conselho tutelar e pela policia .(Digital Noticias)

domingo, 17 de maio de 2009

Aécio fecha acordo para ser vice de Serra


Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.
Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria.

O governador paulista fará todos os gestos para dar a Aécio uma saída honrosa. Haverá um ritual de retirada da pré-candidatura mineira. Aécio terá holofotes e a palavra dada de Serra de que possuirá um pedaço importante do eventual governo federal.

Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político. Em primeiro lugar, Serra tem mais cacife nas pesquisas. Dificilmente esse cenário mudaria até a hora da definição. Se Serra precisa de Aécio, Aécio precisaria de Serra para vencer.

FHC foi explícito numa conversa com o governador mineiro: uma eventual derrota para o PT poderia abrir a perspectiva de deixar o PSDB fora do poder central por 16 anos. Afinal, um presidente do atual campo governista poderia ser candidato à reeleição. O ex-presidente disse a Aécio que a eventual derrota tucana também seria debitada na conta dele. Falou claramente que ele seria cobrado.

O governador mineiro tinha a intenção de ser candidato ao Palácio do Planalto com respaldo informal de Lula. Mas o presidente da República deixou claro que o projeto Dilma Rousseff era para valer. A opção lulista pela ministra da Casa Civil enfraqueceu a possibilidade de Aécio contar com esse aval informal.

Por último, Aécio poderia desistir e ser candidato a senador. O atual estado do Senado mostra muito bem como anda a coisa por lá. José Sarney que o diga. O peemedebista acha que entrou numa fria. Um Aécio senador não seria presidente da Casa de forma fácil.

Melhor, aconselhou FHC, seria negociar com Serra uma fatia de poder real e o compromisso de acabar com a reeleição e instituir o mandato presidencial de cinco anos. Serra topou. Se vai entregar se ganhar a Presidência, são outros quinhentos.

Fator Dilma

A incerteza política gerada pelo tratamento de saúde de Dilma contribuiu para o acerto entre Serra e Aécio.

Pior cenário

No cenário de derrota de Serra, Aécio ficaria sem mandato. Aos 50 anos em outubro de 2010, seria o primeiro da fila no PSDB para concorrer à Presidência ou, no mínimo, poderia tentar o governo mineiro ou o Senado em 2014. Idade e peso político para todos esses cargos ele tem de sobra. (Folha Online)

De quem é a Culpa?

No boteco sai de tudo um pouco boas piadas etc... mais o assunto do momento é referente as aulas suspensas no Município o Pai indignado pelos filhos estarem sem aula nas escolas Municipais dis que na opinião dele a Culpa é do Executivo embora tenha noticiado na emissora de Radio Comunitária local que a culpa é dos Vereadores e que já tinha chego até ele que seria exclusivamente do Vereador Adecio Piran, que ele paralizou o serviço publico do Município. Enquanto não se encontra o culpado embora todos nos sabemos que de nada adianta mais ficarmos taxando este ou aquele, agora é unir força e recomeçar para fazer tudo certo e voltar a normalidade o mais rápido possível; Quando ele enfatiza referente viagem da Prefeita Madalena que deveria estar aqui para resolver isto eu defendi a tese de que se tem vice Prefeito para ajudar mais que o vice também estaria viajando para resolver asunto de seu interesse e a Prefeito está atrás de resolver a situação financeira do Município e não é aqui que resolve mais sim em Brasília. Agora finalizando o boteco é bom para tudo ate para medir a popularidade dos Políticos, a indgnação, frustação etc... o maior problema e saber de que lado Politico é o dono do Boteco...

Fonte:Adecio Piran

sexta-feira, 15 de maio de 2009

TRAFICANTE É PRESO COM CRACK EM CASTELO DE SONHOS

Em mais uma operação bem sucedida da polícia militar no distrito sob a guarnição do CB PM SÁ foi preso mais um traficante de drogas em Castelo de Sonhos.

O traficante FERNADO FERREIRA BRÁZ , vindo de Santarém, foi pego em flagrante na saída de Castelo de Sonhos para Novo Progresso. Quando o traficante viu a viatura da polícia sacou de uma arma de fogo calibre 38. A polícia ao perceber que o mesmo estava armado efetuou três disparos de advertência à atitude da polícia fez o traficante jogar sua arma em uma lagoa juntamente com sua roupa. FERNADO foi preso nú com apenas alguns pertences. Nos pertences a polícia encontrou 131 gramas de crack, que segundo ele seria entregue em Castelo de Sonhos e uma balança de precisão usada pela máfia para pesar as drogas que vendem. O poderio do tráfico continua imperando na região. Alguns dias atrás já foram denunciados por nossa equipe algumas ações de traficantes no distrito. Devido à falta de fiscalização na BR 163 que dá acesso à localidade fica fácil o trabalho e a ação de bandidos na área de influência da BR 163. As notícias que foram divulgadas causaram repercussão e um certo constrangimento na comunidade. Traficantes começaram a ameaçar autoridades policiais, repórter Douglas Araújo e outros líderes comunitários. Tudo isso por que máfia que vinha colocando medo e ansiedade nos moradores através da venda abertamente de entorpecentes começou a ser desbancada pelo atual comando da polícia militar.

Informações de Douglas Araújo para o site roteiro digital


Foto do traficante






Dois corpos são encontrados em um garimpo .


Na manha do dia 14 a policia militar apresentou na delegacia de policia civil dois corpos que foram resgatados em um garimpo aqui da região


O cabo Monteiro que esteve no local contou como a policia chegou ate os corpos. Segundo policial a PM foi acionada por um dos parentes das vitimas, que relatou que seu irmão e mais um colega tinha desaparecidos a mais de quarenta dias em um garimpo chamado pista velha. Os policiais chagaram até o local a onde os dois estava


trabalhando, mas não conseguiram encontrar nenhum dos dois ,mas se deparam com um cidadão que estava trabalhando no local ,que nos não vamos citar o nome desse senhor para não atrapalhar na investigação , a policia deu uma prensa nesse cidadão que levou os policiais até a onde estava os corpos , segundo esse cidadão ele foi obrigado a levar dois elementos ate a onde estava trabalhando as vitimas e os bandido chegaram e tiram a vida de duas pessoas e que os bandido o ameaçou de morte se ele contasse para alguém .


Para a policia esse senhor é principal suspeito do crime, mas ele esta ajudando a policia a chagar até os assassinos que segundo ele são dois elementos da qui da cidade novo progresso .


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vereador Quer Ampliação da àrea do Municipio

Na opinião do Vereador os proprietários de áreas próximo as terras indígenas pertencem ao Município de Altamira dificultando as tramitações de documentos , e agora com as criações de novos Municípios que deve de vir por ai com Certeza Castelo dos Sonhos vai emancipar e ai abriria a discussão para desmembrar estas áreas do Muicipio de Altamira para pertencerem a Novo Progresso. Leia o Pedido do Vereador já aprovado por unanimidade pelos Vereadores na Câmara Municipal.
Indicação nº 038/2009. Indico a Excelentíssima Senhora Madalena Hoffmann, Prefeita Municipal de Novo Progresso –PA, que viabilize estudos visando a alteração dos limites territoriais do município, levando-o até o limite das terras indígenas Baú.
Justificativa. A Constituição Federal em seu Art. 18º § 4º diz a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Diante disto é que solicito a Excelentíssima Senhora Madalena Hoffmann, Prefeita Municipal de Novo Progresso –PA, que viabilize estudos visando a alteração dos limites territoriais do município, levando-o até o limite das terras indígenas Baú, pois são inúmeras as famílias residentes naquela localidade que pertence ao vizinho município de Altamira, mais que dependem único e exclusivamente do município de Novo Progresso, e os mesmos estão encontrando enormes dificuldades em regulamentar suas áreas de terras devido a enorme distância da Sede do Município de Altamira.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Novo Progresso –PA em, 11 de maio de 2009.
Adecio Piran - Vereador -PDT

terça-feira, 12 de maio de 2009

Preso um dos homens acusado de pedofilia em Itaituba


A informação nos corredores do 15º BPM com sede em Itaituba que Carlos Roberto da Silva, conhecido por "batgirl" foi preso neste sábado no Balneário Alter do Chão. Batgirl estava foragido desde sexta-feira, 6 de maio de 2009 quando foi decretada a sua prisão pelo Juiz Cleitoney Ferreira.

Batgirl foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, depois de ser acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes. Além de Batgirl foram condenados também, Francisco Menezes e Miguel Almeida, Os dois últimos continuam foragidos.



O processo envolvendo os acusados vem rolando desde 1997 no Fórum da Comarca de Itaituba e somente agora teve o seu desfecho final com a condenação dos três.



Segundo informações da polícia, Batgirl teria sido preso no balneário Alter do Chão e deve ser recambiado para Itaituba na segunda-feira 11.



Outros processos estão em poder da comissão que investiga pedofilia em Itaituba, nos proximos dias a comissão deve retornar a cidade, mas segundo o Juiz Cleitoney Ferreira nos proximos 30 dias deve sair novas sentenças.



Plantão



provincia do tapajos

VEREADOR DE CASTELO DE SONHOS EM DISCURSO NA CÂMARA PROMETE FAZER BADERNA


O vereador eleito em Castelo de Sonhos pelo PT nas últimas eleições municipais, em discurso na câmara dos vereadores no dia 07 de maio (quinta-feira) disse que o povo de Castelo de Sonhos deu um prazo até julho do corrente ano, e que se a prefeita não atender a comunidade dentro deste prazo os mesmos irão fechar a subprefeitura.
Será que esse vereador está por dentro do que está se passando em Castelo de Sonhos? Com certeza não. O tal vereador desde em que assumiu sua vaga no legislativo nunca mais voltou a Castelo para dar pelo menos satisfação a sua base aliada. O vereador Rusível de acordo com seu discurso irá colocar toda a população Castelense contra a prefeita, nem sabe ele que seu pequeno grupo de aliado está a cada dia que passa menor devido a sua ausência na comunidade. Alem de estar pequeno o grupo de apoio ao vereador, seus membros com certeza não irão apoiar esse tipo de atitude. Atitude esta que parece mais com baderna do que com trabalho político.
A administração municipal em Castelo de Sonhos está bem representada através de seu subprefeito Costante Jair Severnine. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta o município principalmente devido o alagamento que tem enfrentado nos últimos dias, o distrito não se encontra em total abandono como alguns dizem. O subprefeito está com as máquinas nas ruas para recuperá-las, a educação flui normalmente e a saúde que era a maior preocupação já pode comemorar, pois o médico que atende no posto de saúde já fixou residência no distrito.
A atitude que o vereador Risível seria uma faca de dois gumes para o desenvolvimento de Castelo de Sonhos. Isso só acarretaria mais brigas políticas e com isso quem pagaria a conta no final seria a população. Em entrevista com um cidadão a respeito do caso, o mesmo nos disse o seguinte: “concordo que precisamos de um maior apoio da administração, mais para que isso aconteça devemos firmar diálogos e não badernas”. Uma senhora que tinha acabado de ser atendida pelo médico no posto de saúde nos disse: “o vereador Rúsevel tem que estar aqui no nosso meio vendo aquilo que precisamos. Não adianta ele dizer que tem assessor. Assessor é só pra ganhar salário. Precisamos é da presença dele aqui e que ele seja inteligente para dialogar com a prefeita e reivindicar democraticamente aquilo que achamos necessário para nós”.
Diante dos fatos, fica demonstrado o descontentamento do povo, que na maior parte é com o vereador que foi eleito com mais de 1000 votos e que deveria estar aqui entre seus eleitores para ver o que precisamos de fato. Neste momento precisamos mais de apoio do estado aonde o governo é do seu partido para liberar projetos de manejo do que propriamente da prefeitura.

Fonte: Douglas Araujo para o ROTEIRO DIGITAL O SITE QUE FALA TUDO COBRE O PROGRESSO E O PARÁ

SUBPREFEITO DE CASTELO DE SONHOS FAZ VISTORIA INLOCO DAS DENÚNCIAS LEVANTADAS NA REPORTAGEM SOBRE PDS BRASÍLIA


O subprefeito de Castelo de Sonhos CONSTANTE JAIR SEVERNINE, preocupado com a repercussão da matéria ASSENTADOS DO PDS BRASÍLIA SÃO MANTIDOS COMO ESCRAVO PELO GOVERNO divulgado em vários meios de comunicação na semana passada foi verificar inloco no dia oito deste mês para ver a procedência dos fatos.


Acompanhado de nossa reportagem, a administrador foi ver de perto como vivem as pessoas que lá residem. Ficou comprovada a ausência do poder público das esferas estaduais e federais. Realmente as estradas estão sem condições de tráfego, as cestas básicas não chegam e o abandono é percebido claramente. Os colonos sobrevivem porque muitos deles é gente de opinião. Aqueles que conseguem fazer uso da terra sem os recursos do governo federal já estão fazendo a colheita do arroz e de outros alimentos que a terra produz com fartura nessa região.


O fato que nos chamou a atenção foi à questão educacional. Como a educação dentro de um projeto de assentamento deve ser de quem executa o projeto, ou seja, do governo federal as coisas por lá andam melhor do que aquilo que noticiamos na matéria anterior. A escola não é de fato um casebre como noticiamos e conta com toda a estrutura básica para atender a demanda daquela localidade. Marlice Patrícia Grohs de Quadros é a professora que trabalha como educadora. Ouvida por nossa equipe nos disse que a escola é uma extensão da escola Municipal João Paulo II que está localizada na sede do distrito e que a prefeitura através de sua administração está dando todo o suporte necessário para o funcionamento da mesma. A escola possui 26 alunos que vai da alfabetizaçã a 4ª série. Todos os alunos têm carteiras para se assentarem; a merenda é regular e nunca faltou; cada aluno possui seu próprio livro e o transporte escolar busca e devolve o aluno em suas casas.


Entrevistado, o subprefeito nos disse: “fiquei preocupado com o que foi dito na matéria a respeito da educação. Apesar de não ser de total responsabilidade nossa, estamos fazendo o possível para dar o apoio que essas crianças precisam para terem acesso à educação. Nunca deixamos faltar nada e estamos empenhados em atender todas as reivindicações que a professora desta escola e os líderes deste assentamento nos fizer. A administração municipal está fazendo sua parte, esperamos que o governo do estado e federal faça a sua”. Conclui o subprefeito.


Com os fatos apurados fica mais um apelo. Que o governo federal através de seus órgãos competentes façam suas partes e legalizem com urgência esse projeto de assentamento.


Fonte: Douglas Araujo para o ROTEIRO DIGITAL O SITE QUE FALA TUDO COBRE O PROGRESSO E O PARÁ

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Flagra nas ruas de novo progresso

Hoje na parte da manhã logo cedo o nosso amigo Ermerson Ruteski flagro o próprio esteira da prefeitura municipal servindo para tampar um buraco enfrente a sua casa.



veja as fotos




Bom depois de ver essas fotos vamos falar o que administração (2009 á 2012) já está deixando a desejar em muitas coisas não só nas ruas de Novo Progresso mais sim na saúde como o vereador Nego do Bento já falo na câmara municipal de Novo Progresso.

O que a atual administração da prefeitura tem a falar desse ocorrido pela manhã do dia 08/05/2009.

Já sei oque vão falar estamos com poucos maquinarios para trabalho.

Fotos: Ermerson Ruteski

deixe seu recado ou comente sobre essa materia.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pará se prepara para Operação Arco Verde


A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, reuniu prefeitos e representantes dos 16 municípios paraenses que integram a lista dos que mais derrubaram a floresta, segundo o Ministério do Meio Ambiente, para tratar da Operação Arco Verde, do Governo Federal. A Operação, que será lançada no período de 10 a 12 de junho, em Marabá, tem o objetivo de conter o desmatamento florestal e oferecer alternativas para o desemprego a fim de que os gestores municipais consigam fazer a transição das atividades predatórias para a legalidade e sustentabilidade e, assim, deixarem de fazer parte da lista.


Segundo Ana Júlia, seu governo vai apoiar o redirecionamento da economia dos municípios, que viviam da exploração ilegal da madeira, com incentivos a programa de reflorestamento, de restauração de áreas degradadas e recuperação de reserva legal com o plantio de espécies de valor comercial. "Estamos levando a esses municípios uma ação proativa, de curto, médio e longo prazo, pois queremos tirar o Pará da lista dos Estados que mais desmatam na Amazônia", enfatizou. “Não é mais possível conviver com a ilegalidade ambiental, seja pela cobrança legítima de instituições como o Ministério Público, como pelas cobranças da sociedade, que clama pela preservação da floresta, pelos serviços ambientais que o bio ma Amazônia presta à humanidade”.


Entre as ações da operação, está o programa de regularização fundiária que será, pela primeira vez, implementado nos 16 municípios paraenses por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para o prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto, a regularização fundiária é fundamental, pois possibilitará ao proprietário do imóvel responder por qualquer atividade ou dano que ocorra na propriedade. Segundo ele, a pressão econômica sobre os recursos florestais para a produção de carvão, por exemplo, é grande, e que nem sempre o município tem condições de enfrentar esse ilícito, já que a atividade muitas vezes é totalmente irregular.


Além da titulação de posses legais, o Terra Legal vai regularizar e consolidar assentamentos que ainda não foram autorizados. O secretário Para a ação será montado um mutirão, que contará com a presença de ministros, secretários de Estado e uma ampla programação, incluindo palestras, capacitação, feira e exposição, e atividades culturais. Também serão ofertados serviços como emissão de documentos diversos. Cada município vai receber uma patrulha mecanizada, e alguns deles receberão ônibus escolar e unidades demonstrativas da Embrapa.


Os 16 municípios paraenses que farão parte da operação Arco Verde são: Altamira, Brasil Novo, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Ulianópolis, Dom Eliseu, Cumaru do Norte, Marabá, Tailândia, Paragominas, Santana do Araguaia e Itupiranga. ( Folha do Progresso)

Presidente Lula vem ao Pará lançar programa habitacional


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar no Pará, provavelmente ainda no primeiro semestre deste ano, o Programa "Minha Casa, Minha Vida", que vai construir 1 milhão de moradias para famílias que recebem até dez salários mínimos. A viagem foi acertada nesta quinta-feira (7), em Brasília, durante reunião de Lula com a governadora Ana Júlia Carepa e o presidente da empresa Vale, Roger Agnelli.


Um dos principais temas da reunião foi a redução do déficit habitacional no Estado, que ultrapassa 400 mil habitações. Ana Júlia Carepa informou que, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o "Minha Casa Minha Vida" e outras ações voltadas para a área de habitação, o Pará, de imediato, reduzirá em 15% o déficit total.


"Esse déficit habitacional somente crescia até hoje, mas agora começamos a reverter essa tendência. A partir desses resultados positivos temos chances de conseguir mais financiamentos para novos projetos", disse ela.


A governadora agradeceu a participação da Vale em alguns dos projetos. O governo do Pará cedeu 30% de sua cota no programa "Minha Casa Minha Vida" para encaixar projetos executivos elaborados pela Vale. No total, seis mil casas serão construídas nos municípios localizados na área de influência da empresa. Elas beneficiarão a população que recebe até três salários mínimos. As habitações serão construídas com recursos dos governos federal e do Pará, e com apoio da Vale, que elaborou os projetos executivos.


A reunião com o presidente foi muito positiva, na avaliação da governadora. "Estou bastante satisfeita com os avanços nos nossos projetos de infraestrutura urbana e habitação. Pela primeira vez o Pará vai reduzir, realmente, o seu déficit habitacional", assegurou.


Siderúrgica - Durante a reunião, o presidente Lula reiterou ao dirigente da Vale a importância da empresa investir em siderúrgicas no Brasil - particularmente no Pará. Lula disse a Roger Agnelli que considera essencial para o Brasil agregar valor ao ferro extraído no Estado. A governadora concordou e aproveitou para convidar o presidente da República para uma visita às obras da Usina Termelétrica de Barcarena, um projeto de R$ 1,8 bilhão, e ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, onde será instalado o Centro de Bauxita e Alumina - um investimento conjunto da Vale e do governo do Pará, orçado em R$ 23,10 milhões.


Para Ana Júlia Carepa, o investimento em siderurgia é "mais um passo na transformação do modelo de desenvolvimento do Estado". A governadora e o presidente da Vale acertaram, para agosto deste ano, uma visita à área da usina siderúrgica de Marabá, que tem investimentos previstos de R$ 7,6 bilhões. Juntos, eles também visitarão as obras da rodovia BR-230 (Transamazônica), do Distrito Industrial e do porto de Marabá.(Da Redação com informações Secom) (Diario do Pára)